O Acompanhamento Terapêutico na formação do Psicólogo em suas diversas possibilidades de atuação

Autores/as

  • Raquel Lázara Alves Severino UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei

Palabras clave:

Formação;, Atuação do Psicólogo, Acompanhamento terapêutico

Resumen

A Psicologia como ciência e profissão se insere em diversos campos de atuação, dentre os quais podemos destacar o Sistema Único de Saúde (SUS), o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a Educação. Após as reformas Sanitária e Psiquiátrica ocorridas no Brasil, modificou-se o modo de enxergar os sujeitos que necessitam de cuidados. Nesse contexto, a formação profissional deve garantir o cuidado integral, levando em consideração esses diversos cenários de atuação e os contextos históricos, sociais, políticos e econômicos. Isso significa que o psicólogo deve refletir sobre novas formas de agir, inserido em equipe interdisciplinar, na intenção de garantir o cuidado integral. O estágio de Acompanhamento Terapêutico (AT) do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Saúde, da Universidade Federal de São João del-Rei (NEPIS/UFSJ) tem como proposta a articulação entre políticas públicas e cuidado integral. Levando essas proposições iniciais em consideração, temos como objetivo avaliar a contribuição do estágio de AT na formação crítica de psicólogos para a atuação em saúde. O AT se configura como um dispositivo clínico-político, permitindo-nos analisar o processo da Reforma Psiquiátrica brasileira (RPb), ao colocar em questão a organização e o funcionamento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e as formas como as comunidades locais respondem à desinstitucionalização da loucura. Além disso, o AT representa um importante aliado na formação universitária, possibilitando que os estudantes priorizem ações relacionadas à atenção psicossocial. Essas situações convocam o estudante à reflexão e a buscar possíveis saídas para as dificuldades, a partir de diálogos estabelecidos entre as equipes de saúde, de assistência social, da universidade e os usuários acompanhados.

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Publicado

2022-12-30

Cómo citar

Severino, R. L. A. (2022). O Acompanhamento Terapêutico na formação do Psicólogo em suas diversas possibilidades de atuação. Perspectivas Em Psicologia, 26(2), 1–14. Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/67293

Número

Sección

Dossiê: Clínica ampliada