Relato de experiência:

o acompanhamento terapêutico no Transtorno do Espectro Autista

Autores/as

Palabras clave:

autismo, psicanálise, acompanhante terapêutico, pandemia

Resumen

O presente trabalho é um relato de experiência de um Acompanhamento Terapêutico (AT) domiciliar, durante a pandemia, a uma criança não verbal, de dez anos, diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista. Devido às restrições da pandemia, como a interrupção dos serviços de saúde e educação, a criança foi impactada com um importante retrocesso no seu desenvolvimento. O trabalho da AT foi assistido por um projeto de pesquisa e extensão do curso de Psicologia da UFCAT, amparado pela psicanálise freudo-lacaniana. Um dos objetivos deste relato de experiência é consolidar o AT como uma importante ferramenta durante os períodos de suspensão de aulas e tratamento ou como suporte para continuidade das aulas e tratamentos na rotina das famílias de autistas.

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Biografía del autor/a

Josiane Cristina Souza Farias, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO

Discente do curso de Psicóloga pela Universidade Federal de Catalão, atual UFCAT, GO

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Publicado

2022-12-30

Cómo citar

Ferreira, R. W. G., & Farias, J. C. S. (2022). Relato de experiência:: o acompanhamento terapêutico no Transtorno do Espectro Autista. Perspectivas Em Psicologia, 26. Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/64943