Automonitoramento e autorregulação no ensino remoto emergencial

Autores/as

  • Thaynna Sandy Souza Lima
  • Remerson Russel Martins Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Palabras clave:

Metacognição, Autorregulação, Ensino remoto emergencial, Educação superior

Resumen

Este artigo objetiva analisar as relações entre a metacognição e as vivências e condições de estudo no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Trata-se de uma pesquisa transversal e descritiva, de abordagem quantitativa, desenvolvida com uma amostra de 329 graduandos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Utilizou-se de um questionário sobre o perfil dos estudantes, suas vivências e condições de estudo e um instrumento de avaliação de estratégias metacognitivas. Os dados foram coletados on-line. Verificou-se interrelações significativas entre a metacognição e algumas condições para o estudo e vivências discente durante o ERE. O automonitoramento e autorregulação demonstraram relacionar-se com as vivências dos estudantes, fornecendo-os recursos para a análise das necessidades cognitivas e acadêmicas e gerenciamento das demandas

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Publicado

2023-01-02

Cómo citar

Lima, T. S. S., & Martins, R. R. (2023). Automonitoramento e autorregulação no ensino remoto emergencial. Perspectivas Em Psicologia, 25(2), 89–106. Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/62045