Pesquisa fenomenológica com universitários usuários de diferentes modalidades clínicas em serviço escola de psicologia nordestino
DOI:
https://doi.org/10.14393/PPv24n2a2020-58166Palabras clave:
Sofrimento Psíquico., Serviços de Saúde Escolar., Educação Superior., Pesquisa QualitativaResumen
O objetivo geral deste estudo foi compreender experiências de universitários usuários de diferentes modalidades clínicas em Psicologia ofertadas por um serviço escola nordestino. Empregando-se o método da hermenêutica colaborativa, realizaram-se dez entrevistas individuais abertas com pergunta disparadora. Análise fenomenológica revelou as seguintes unidades de sentido: reconhecimento da necessidade de ajuda; satisfação com o atendimento e a qualidade do serviço recebido; insatisfação como usuário do serviço escola; reconhecimento e satisfação pela atuação de quem atendeu; mudanças em modos de subjetivação; e mobilizações subjetivas com as experiências vividas. Concluiu-se, principalmente, a necessidade de ampliar estudos fenomenológicos em serviços escola de Psicologia e de criar políticas públicas no âmbito acadêmico para potencializar o cuidado à saúde mental de universitários nas universidades da região.
Palavras-chave: Serviços de Saúde Escolar. Educação Superior. Pesquisa Qualitativa.
Descargas
Citas
Amaral, A. E. V.; Luca, L.; Rodrigues, T. C.; Leite, C. A.; Lopes, F. L. & Silva, M. A. (2012). Serviço de Psicologia em clínicas-escola: revisão de literatura. Boletim de Psicologia, 72(136), 37-52. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/pdf/bolpsi/v62n136/v62n136a05.pdf
Amatuzzi, M. M. (1996). Apontamentos acerca da pesquisa fenomenológica. Estudos de Psicologia (Campinas), 13(1), 5-10. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/estpsi/v27n2/a13v27n2.pdf
Amatuzzi, M. M. (2008). Por uma psicologia humana (2a ed.). Alínea.
Amatuzzi, M. M. (2009). Psicologia fenomenológica: uma aproximação teórica humanista. Estudos de Psicologia, 26(1), 93-100. https://doi.org/10.1590/S0103-166X2009000100010
Amorim, K.P.C. (2013). O cuidado de si para o cuidado do outro. Revista - Centro Universitário São Camilo, 7(4), 437-441. Disponivel em http://www.saocamilo-sp.br/pdf/bioethikos/155557/a09.pdf
Andrade, C. C., & Holanda, A. F. (2010). Apontamentos sobre pesquisa qualitativa e pesquisa empírico-fenomenológica. Estudos de Psicologia (Campinas), 27(2), 259-268. https://doi.org/10.1590/S0103-166X2010000200013
Andrade A. S., Tiraboschi G. A., Antunes N. A., Viana P. V. B. A., Zanoto P. A., & Curilla R. T. (2016). Vivências acadêmicas e sofrimento psíquico de graduandos em Psicologia. Psicologia: Ciência e Profissão, 36(4): 831-846. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pcp/v36n4/1982-3703-pcp-36-4-0831.pdf
Castro V. M. (2017). Reflexões sobre a saúde mental do estudante universitário: estudo empírico com estudantes de uma instituição pública de ensino superior. Revista Gestão em Foco, 9, 380-401. Disponivel em http://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/043_saude_mental.pdf
CNS/CONEP (2012). Resolução N. 466, de 12 de dezembro de 2012. Recuperado http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/reso466.pdf
CNS/CONEP (2016). Resolução N.510, de 07 de abril de 2016. Recuperado de http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/reso510.pdf
Costa, M. & Moreira Y.B. (2016). Saúde mental no contexto universitário. Blucher Design Proceedings, 10(2), 73-79. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/cbf5/10e636b5fb1b81cf4df57d705125cf5caf96.pdf
DeCastro, T. G., & Gomes, W. B. (2011). Aplicações do método fenomenológico à pesquisa em psicologia: tradições e tendências. Estudos de Psicologia (Campinas), 28(2), 153-161. https://doi.org/10.1590/S0103-166X2011000200003
Graner, K. M., & Ramos-Cerqueira, A. T. A. (2017). Revisão integrativa: Sofrimento psíquico em estudantes universitários e fatores associados. Ciência e Saúde Coletiva, 16(3), 1327-1346. Disponível em http://www.cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/revisao-integrativa-sofrimento-psiquico-em-estudantes-universitarios-e-fatoresassociados/16374?id=16374&id=16374
Gomes, C.; Araújo, C. L. & Comonian, J. O. (2018). Sofrimento psíquico na universidade: uma análise dos sentidos configurados por acadêmicos. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, 7(2), 255-266. Disponível em https://www5.bahiana.edu.br/index.php/psicologia/article/view/1909
Goto, T. A. (2015). Introdução à psicologia fenomenológica: a nova psicologia de Edmund
Husserl. Paulus
Herzberg, E., & Chammas, D. (2009). Triagem estendida: Serviço oferecido por uma clínica-escola de Psicologia. Paideia, 42(19), 107-114. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-863X2009000100013&script=sci_arttext&tlng=pt
Holanda, A. (2009). Fenomenologia e Psicologia: diálogos e interlocuções. Revista da Abordagem Gestáltica, 15(2), 87-92. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-68672009000200002&lng=pt&tlng=pt
Lima, L. D. S. (2015). Os impactos ambientais no entorno da nascente do Rio Piranhas em Bonito de Santa Fé-PB. Disponível em http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7498
Macêdo, S. (2006). Condições de trabalho e saúde mental entre profissionais de psicologia na região metropolitana do Recife: um estudo fenomenológico. Travessia, VIII (1), pp. 141-158.
Macêdo, S. (2015). Clínica humanista-fenomenológica do trabalho. A construção de uma ação diferenciada diante do sofrimento no e por causa do trabalho. Juruá.
Macêdo, S. (2018). Sofrimento psíquico e cuidado com universitários: reflexões e intervenções fenomenológicas. Eco: Estudos Contemporâneos da Subjetividade, 8(2): 265-277. Disponível em: http://www.periodicoshumanas.uff.br/ecos/article/view/2844
Macêdo, S., & Caldas, M. T. (2011). Uma análise crítica sobre técnicas de pesquisa fenomenológica utilizadas em Psicologia Clínica. Revista do NUFEN, 3(1), 3-16. Recuperado em 03 de novembro de 2020, Disponivel em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-25912011000100002&lng=pt&tlng=pt
Maia, C. M., Germano, I. M. P., & Moura Júnior, J. F. (2009). Revista do NUFEN, 1(2), 33-54. Recuperado de: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-25912009000200004&lng=pt&tlng=pt
Marturano, E. M., Silvares, E. F. M., & Oliveira, M. S. (2014). Serviços escola de Psicologia: seu lugar no circuito de permuta do conhecimento. Trends in Psychology / Temas em Psicologia, 22(2), 457-470. http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.2-15
Melo-Silva, L. L., Santos, M. A. dos, & Simon, C. P. (2005). Formação em psicologia : serviços-escola em debate. Vetor.
Moretti, F. A, & Hübner, M. M. C.(2017). O estresse e a máquina de moer alunos do ensino superior: vamos repensar nossa política educacional? Revista Psicopedagogia, 34 (105): 258-67. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v34n105/03.pdf
Oliveira-Monteiro, N. R., & Nunes, M. L. T.. (2008). Supervisor de psicologia clínica: um professor idealizado?. PsicoUSF, 13(2), 287-296. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712008000200015&lng=pt&tlng=pt
Orengo, F. V., Holanda, A. F., & Goto, T. A. (2020). Fenomenologia e psicologia fenomenológica para psicólogos brasileiros: uma compreensão empírica. Psicologia em Estudo, 25 (e45065). Recuperado de http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/PsicolEstud/article/view/45065/751375149682
Padovani, R.C. et al., (2014). Vulnerabilidade e bem-estar psicológicos do estudante universitário. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 10(1), 02-10. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-56872014000100002
Pereira, A. S., Willhelm, A. R., Koller, S. H., & Almeida, R. M. M. D. (2018). Fatores de risco e proteção para tentativa de suicídio na adultez emergente. Ciência & Saúde Coletiva, 23, 3767-3777. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-81232018001103767&lng=pt&nrm=iso
Peres, R. S., Santos, M. A., & Coelho, H. M. D. (2003). Atendimento psicológico a estudantes universitários: considerações acerca de uma experiência em clínica-escola. Estudos de Psicologia, 20(3), 45-57. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-166X2003000300004&script=sci_arttext&tlng=pt
Pinho, A. P. M., Dourado, L. C., Aurélio, R. M., & Bastos, A.V. B. (2015). Transição do ensino médio para a universidade: um estudo qualitativo sobre os fatores que influenciam este processo e suas Possíveis consequências comportamentais. Revista de Psicologia, 1(6), 33-47. Disponível em http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/1691
Rebouças, M. S. S., & Dutra, E. (2010). Plantão psicológico: uma prática clínica da contemporaneidade. Revista da Abordagem Gestáltica, 26(1), 19-28. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-68672010000100004&lng=pt&tlng=pt
Rocha, M. C. (2011). Plantão psicológico e triagem: aproximações e distanciamentos. Revista do Nufen, 1(1), 119-134. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-25912011000100007
Schmidt, M. L. S. (2004). Plantão psicológico, universidade pública e política de saúde mental. Estudos de Psicologia (Campinas), 21(3), 173-192. https://doi.org/10.1590/S0103-166X2004000300003
Silva, M.V. M., & Azevedo, A. K. S. (2018). Um olhar sobre o suicídio: vivências e experiências de estudantes universitários. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, 7(3), 390-401. Disponivel em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/psicologia/article/view/1908/0
Sousa, L. E. E. M. (2019). Caracterização da clientela do serviço de psicologia de uma instituição de ensino superior pública. Revista Interdisciplinar de Ciência Aplicada, 4(8), 376-388. Disponível em http://ucs.br/etc/revistas/index.php/ricaucs/article/viewFile/7763/4001
Souza, G. G., & Cury, V. E. (2015). A experiência de estudantes sobre a atenção psicológica disponibilizada na universidade: um estudo fenomenológico. Memorandum, 28, 221-239. Disponivel em http://www.fafich.ufmg.br/memorandum/wp-content/uploads/2015/05/souzacury01.pdf
Souza, S. A. L., & Silveira, L. M. C. (2019). (Re)Conhecendo a escuta como recurso terapêutico no cuidado à saúde da mulher. Revista Psicologia e Saúde, 11(1), 19-42 https://dx.doi.org/10.20435/pssa.v0i0.571
Zanatta, G. S., Silva, P. B. da, & Zacarias, M. A. (2018). A atuação do estagiário de Psicologia: um relato de experiência. Perspectivas Em Psicologia, 22(2). https://doi.org/10.14393/PPv22n2a2018-12
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.