Oficinas interativas para idosos em instituição de longa permanência

Autores/as

  • Eliane de Siqueira Gonçalves Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – UNILESTE – Coronel Fabriciano - MG
  • Sebastião Marcelino Sousa Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – UNILESTE – Coronel Fabriciano - MG
  • Antônio Honório Ferreira

Palabras clave:

Instituição de longa permanência, Psicologia, Intervenção Psicossocial, Idosos

Resumen

O artigo expõe uma experiência de prática de estágio, tendo como objetivo proporcionar qualidade de vida e dignidade a idosos inseridos em uma instituição de longa permanência, a partir de oficinas interativas. Os trabalhos foram desenvolvidos a partir do método de intervenção psicossocial de oficinas em dinâmica de grupo. Durante as observações, muitos idosos mostraram apáticos e frágeis, porém como resultado das intervenções, ao serem estimulados, denotaram potencialidades e desejo de sair do sedentarismo e do rótulo de incapazes a eles atribuídos. É possível considerar que os idosos daquela instituição, apesar de serem bem acompanhados por uma equipe multiprofissional, ainda necessitam de uma atenção mais individualizada, considerando sua subjetividade e particularidade nos desafios que encontram no dia-a-dia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eliane de Siqueira Gonçalves, Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – UNILESTE – Coronel Fabriciano - MG

graduada em psicologia pelo Centro Universitário do Leste de Minas GeraisUNILESTEMG (2018).

Sebastião Marcelino Sousa, Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – UNILESTE – Coronel Fabriciano - MG

Graduando em Psicologia pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais,
UNILESTEMG, Brasil.

Publicado

2020-01-02

Cómo citar

de Siqueira Gonçalves, E. ., Sousa, S. M. ., & Ferreira, . A. H. . (2020). Oficinas interativas para idosos em instituição de longa permanência. Perspectivas Em Psicologia, 23(2), 86–102. Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/52214