Psicologia Positiva no cinema e a resiliência do outro

Enfrentar-se para tornar-se

Autores/as

  • Ivan Fortunato Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, campus Sorocaba.
  • Gisele Maria Schwartz Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.14393/PPv23n1a2019-50600

Palabras clave:

Cinema, Psicologia Positiva, resiliência

Resumen

Este artigo trata da peculiar relação tripartida entre o cinema, a Psicologia Positiva e aresiliência. Apresenta-se uma forma de resiliência nomeada “do outro”, baseada em“enfrentar”, para conseguir superar uma limitação que acaba por limitar as ações, restringindoa felicidade. Para isso, buscaram-se filmes edificantes, que correspondam aos critérios daPsicologia Positiva, para ilustrar distintas formas de enfrentamento capazes de controlar (e atéprevenir) abalos físicos e emocionais provocados pelos limites impostos por outros, com aintenção de restringir a felicidade. As histórias selecionadas contam enfretamentos bemdíspares: enquanto o pianista David Helfgott, no filme Shine (1996), precisa confrontar opróprio pai na busca por seu lugar de bem-estar emocional na vida, o político profissionalHarvey Milk, no longa-metragem que leva seu nome, Milk (2008), se vê diante uma massacontrária à existência de membros da comunidade LGBTI na vida pública norte-americana.

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Biografía del autor/a

Ivan Fortunato, Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, campus Sorocaba.

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias e Doutor em Geografia, ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro. Pós-doutorado em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Itapetininga. Professor permanente do Programa de PósGraduação em Educação da UFSCar, campus Sorocaba.

Gisele Maria Schwartz, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Licenciada em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1975), Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1991), Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1997) e Livre Docente em Atividades Expressivas pela Universidade Estadual Paulista (2004). Estágio Pós-Doutoral na Université du Québec à Trois-Rivières- Canadá (2011). Visiting Fellow na University of Birmingham-Reino Unido (2013), Estágio Senior/CAPES - Universidade de Lisboa - Portugal (2016). Professor Adjunto na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Publicado

2019-10-07

Cómo citar

Fortunato, I., & Schwartz, G. M. . (2019). Psicologia Positiva no cinema e a resiliência do outro: Enfrentar-se para tornar-se. Perspectivas Em Psicologia, 23(1). https://doi.org/10.14393/PPv23n1a2019-50600