O Papel da formação e da realidade profissional do professor no atendimento a queixa escolar

Autores/as

  • Lucas Schweitzer Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
  • Simone Vieira de Souza Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

DOI:

https://doi.org/10.14393/PPv22n1a2018-07

Palabras clave:

Queixa Escolar, Relação professor-aluno, Condições de Trabalho.

Resumen

A queixa escolar é um fenômeno central nos estudos acerca do ambiente escolar. O objetivo desta pesquisa foi compreender como profissionais de escolas públicas municipais percebem o papel da formação e da realidade profissional do professor no atendimento a casos de queixa escolar. Os participantes entrevistados foram professores do ensino fundamental, diretores e assistentes técnico-pedagógicos de três escolas públicas municipais de uma cidade da região da Grande Florianópolis. Os relatos indicam que a formação do professor segue sendo alvo de críticas, e a realidade profissional é considerada precária, com número excessivo de estudantes, baixa remuneração e condições de trabalho inadequadas, o que traz prejuízos no atendimento individualizado aos estudantes.

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Biografía del autor/a

Lucas Schweitzer, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Psicologia Organizacional e do Trabalho da ACE/FGG

Simone Vieira de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Curso de Pedagogia

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Publicado

2018-07-13

Cómo citar

Schweitzer, L., & Souza, S. V. de. (2018). O Papel da formação e da realidade profissional do professor no atendimento a queixa escolar. Perspectivas Em Psicologia, 22(1). https://doi.org/10.14393/PPv22n1a2018-07