Análise da violência do bullying de acordo com relatos dos adolescentes nos blogs da internet

Autores/as

  • Jales Silva Barreto Centro Universitário de Brasília, UniCEUB
  • Marina Kohlsdorf Centro Universitário de Brasília, UniCEUB

DOI:

https://doi.org/10.14393/PPv22n1a2018-10

Palabras clave:

bullying, mobbing, violência

Resumen

Este estudo apresenta uma análise dos relatos online de adolescentes vítimas do fenômeno do bullying. Foram pesquisados relatos em vários sites, blogs da internet, identificando adolescentes que passaram como vítimas por esta agressão nos vários contextos: físico, verbal, relacional e cyberbullying. Foram selecionados 61 relatos, categorizados em temas como: agressão verbal, violência física, intimidação pela Internet, intimidação relacional e violência sexual. Os dados evidenciam o bullying como um fenômeno que tem crescido nos diversos ambientes e das mais diversas modalidades, ocasionando o processo cultural de violência nos vários contextos sociais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jales Silva Barreto, Centro Universitário de Brasília, UniCEUB

Curso de Psicologia.

Marina Kohlsdorf, Centro Universitário de Brasília, UniCEUB

Curso de Psicologia.

Citas

Bandeira, C. M. (2009). Bullying: autoestima e diferenças de gênero. Dissertação de Mestrado não publicada, Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Bardin, L. (2009). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Berger, K. S. (2007). Update on bullying at school: Science forgoten? Developmental Review, 27, 90-126. DOI 10.1016/j.dr.2006.08.002.

Braga, L. de L. & Lisboa, C. (2010). Estratégias de Coping para Lidar com o Processo de Bullying: Um Estudo Qualitativo. Revista Interamericana de Psicologia/ Interamerican Journal of Psychology, 44(2), 321-331.

Cantini, N. (2004). Problematizando o bullying para a realidade brasileira. Dissertação de Mestrado não publicada, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Centro de Ciências da Vida, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, São Paulo.

Fante, C. (2005). Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. São Paulo: Versus.

Fante, C. (2008). Brincadeiras perversas. Viver Mente e Cérebro, ano XV, 181, 74-79.

Freire, A. N. & Aires, J. S. (2012). A contribuição da psicologia escolar na prevenção e no enfrentamento do bullying. Revista Psicologia. Escolar e Educacional, 16(1), 55-60. DOI 10.1590/S1413-85572012000100006.

Guzzo, R. (2001). Saúde psicológica, sucesso escolar e eficácia na escola: Desafios do novo milênio para a psicologia escolar. In Z. A. P. Del Prette (Ed.), Psicologia escolar e educacional: Saúde e qualidade de vida (pp. 25-42). Campinas, SP: Alínea.

Hawley, P. H. (1999). The ontogenesis of social dominance: A strategy-based evolutionary perspective. Developmental Review, 19, 97-132. DOI 10.1006/drev.1998.0470.

Ladd, G., Buhs, E., & Troop, W. (2002). Children

Lisboa, C., & Koller, S. (2001). O microssistema escolar e os processos proximais: Exemplos de investigações científicas e intervenções práticas. Em S. Koller. (Ed.), Ecologia do desenvolvimento humano: Pesquisa e intervenção no Brasil (pp. 337-353). São Paulo, SP: Casa do Psicólogo.

Lisboa, C., & Koller, S. H. (2003). Interações na escola e processos de aprendizagem: fatores de risco e proteção. Em E. Boruchovitch & J. A. Bzuneck (Eds.), Aprendizagem: processos psicológicos e o contexto social na escola (pp. 201-224). Petrópolis, RJ: Vozes.

Lopes, A. A. N. (2005). Programa de reducción del comportamiento agresivo entre estudiantes. Em C. B. Silva & C. M. Lisboa (Eds.), Violência escolar (pp. 297-335). Santiago de Chile: Universitária.

Mascarenhas, S. (2006). Gestão do bullying e da indisciplina e qualidade do bem-estar psicossocial de docentes e discentes do Brasil (Rondônia). Psicologia, Saúde & Doenças, 7(1), 95-107.

Olweus, D. (1973). Conductas de acoso y amenaza entre escolares (2ª ed.). Madrid: Ediciones Morata.

Pizarro, H. C., & Jiménez, M. I. (2007). Maltrato entre iguales en la escuela costarricense. Revista Educación, 31(1), 135-144. DOI 10.15517/revedu.v31i1.1258.

Rolim, M. (2008). Bullying: o pesadelo da escola, um estudo de caso e notas sobre o que fazer. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Instituto de Sociologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Silva, A. B. B. (2010) Bullying: mentes perigosas nas escolas. Rio de Janeiro: Fontanar.

Silva, G. de J. (2006) Bullying: quando a escola não é um paraíso. Jornal Mundo Jovem, s/d.

Simmons, R. (2004). Garota fora de jogo. A cultura oculta da agressão nas meninas (T. M. Rodrigues, Trad.). Rio de Janeiro: Rocco.

Publicado

2018-07-13

Cómo citar

Barreto, J. S., & Kohlsdorf, M. (2018). Análise da violência do bullying de acordo com relatos dos adolescentes nos blogs da internet. Perspectivas Em Psicologia, 22(1). https://doi.org/10.14393/PPv22n1a2018-10