PRÁTICA DE ESTÁGIO BÁSICO NO ENSINO MÉDIO: CINEMA COMO MEDIADOR DE DIÁLOGOS

Autores/as

  • Gabriela Borges Carvalho Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí.
  • Hugo Ribeiro de Souza Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí.
  • Luccas Silva Machado Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí.
  • Tales Vilela Santeiro Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.
  • Renata Magalhães Naves Universidade de Brasília - UnB.

DOI:

https://doi.org/10.14393/PPv20n2a2016-13

Palabras clave:

cinema, processos grupais, grupo operativo.

Resumen

Este estudo relata uma experiência de estágio básico, onde filmes foram utilizados como mediadores em processo grupal, no acolhimento a estudantes de primeiro ano do Ensino Médio. As atividades ocorreram semanalmente, com participação de cinco voluntários, no ambiente escolar dos mesmos, e foram desenvolvidas por três estudantes de Psicologia. No início e final dos encontros ocorreu a avaliação do projeto, quando responderam a questionários. O grupo operou em modalidade fechada, totalizando nove encontros, nos quais nove filmes comerciais foram exibidos. O trabalho grupal e a linguagem fílmica possibilitaram acolher angústias e desejos dos estudantes, caracterizando a linguagem fílmica como facilitadora de diálogos e promotora de saúde.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gabriela Borges Carvalho, Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí.

Curso de Psicologia.

Hugo Ribeiro de Souza, Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí.

Curso de Psicologia.

Luccas Silva Machado, Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí.

Curso de Psicologia.

Tales Vilela Santeiro, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.

Curso de Psicologia.

Renata Magalhães Naves, Universidade de Brasília - UnB.

doutoranda em Psicologia.

Citas

Guzzo, R. S. L. (2011) Desafios cotidianos em contextos educativos: a difícil formação de psicólogos para a realidade brasileira. In R. Azzi, & M. H. T. A. Gianfaldoni, (Org.), Psicologia e educação (Vol. 1, pp. 253-270). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Oliveira, M. C. S. L., Pinto, R. G., & Souza, A. S. (2003). Perspectivas de futuro entre adolescentes: Universidade, trabalho e relacionamentos na transição para a vida adulta. Temas em Psicologia, 11(1), 16-27. Recuperado em novembro, 2016 em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2003000100003

Peretta, A. A. C. S., Silva, S. M. C., Souza, C. S., Oliveira, J. O., Barbosa, F. M., Sousa, L. R., & Rezende, P. C. M. (2014). O caminho se faz ao caminhar: atuações em Psicologia Escolar. Psicologia Escolar e Educacional,18(2), 293-301. Recuperado em novembro, 2016 em http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=282332471012. doi.10.1590/2175-3539/2014/0182747.

Pichon-Rivière, E. (2009). O processo grupal. 8.ed. São Paulo: Martins Fontes. (Original publicado em 1983)

Santeiro, T. V., Santeiro, F. R. M., Souza, A. M. O., Juiz, A. P. M., & Rossato, L. (2014). Processo grupal mediado por filmes: espaço e tempo para pensar a Psicologia. Revista da SPAGESP,15(1), 95-111. Recuperado em novembro, 2016 em http://search.proquest.com/openview/bc4338f8d739d56d36a3860558180e14/1?pq-origsite=gscholar

Silva, S. M. C., Pedro, L. G., Silva, D., Rezende, D., & Barbosa, L. M. (2013). Estágio em Psicologia Escolar e Arte: contribuições para a formação do psicólogo. Psicologia: Ciência & Profissão, 33(4), 1014-1027. doi.10.1590/S1414-98932013000400018.

Silva, S. M. C., Peretta, A. A. C. S., Silva, L. S., Nasciutti, F. M. B., Naves, F. F. & Lima, N. P. (2016). Formação do psicólogo para atuar na educação: concepções de coordenadores de curso: Psicologia: Ciência e Profissão, 36(1), 48-62. doi.10.1590/1982-3703001082014.

Publicado

2017-01-10

Cómo citar

Carvalho, G. B., Souza, H. R. de, Machado, L. S., Santeiro, T. V., & Naves, R. M. (2017). PRÁTICA DE ESTÁGIO BÁSICO NO ENSINO MÉDIO: CINEMA COMO MEDIADOR DE DIÁLOGOS. Perspectivas Em Psicologia, 20(2). https://doi.org/10.14393/PPv20n2a2016-13

Número

Sección

Comunicações livres