HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS DE CUIDADORES DE CRIANÇAS COM TDAH E EFEITOS PARA REALIZAÇÃO DE TAREFAS ESCOLARES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Autores/as

  • Priscila de Andrade AME- Fernandópolis - SP
  • Margarette Matesco Rocha Universidade Estadual de Londrina - UEL

Palabras clave:

TDAH, habilidades sociais educativas, tarefa escolar.

Resumen

A pesquisa buscou identificar as habilidades sociais educativas emitidas por cuidadores de crianças com TDAH e a classe de comportamentos denominados ações voltadas para a tarefa (on-task behavior) apresentadas pelas crianças. Participaram da pesquisa quatro cuidadores e seus filhos/neto com diagnóstico de TDAH, sendo duas crianças com desempenho escolar satisfatório e duas com desempenho escolar insatisfatório. As díades foram filmadas em uma situação estruturada para a realização de uma tarefa semelhante à tarefa escolar. Os dados revelaram que os cuidadores de crianças com desempenho escolar satisfatório emitiram maior frequência de habilidades sociais educativas e que essas crianças apresentam mais comportamentos da classe ações voltadas para a tarefa e maior acurácia nas atividades.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Priscila de Andrade, AME- Fernandópolis - SP

AME- Fernandópolis - SP

Margarette Matesco Rocha, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento

Publicado

2015-12-06

Cómo citar

Andrade, P. de, & Rocha, M. M. (2015). HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS DE CUIDADORES DE CRIANÇAS COM TDAH E EFEITOS PARA REALIZAÇÃO DE TAREFAS ESCOLARES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. Perspectivas Em Psicologia, 19(2). Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/32499