O LEGADO DA PESQUISA THE AUTHORITARIAN PERSONALITY PARA O CAMPO DA PSICOLOGIA SOCIAL

Autores/as

  • Ana Paula de Ávila Gomide Universidade Federal de Uberlândia
  • Ruth Marques Maciel Universidade Federal de Uberlândia

Palabras clave:

Personalidade Autoritária, Psicologia Social, Adorno, Psicanálise, Escola de Frankfurt.

Resumen

O presente trabalho é uma revisão bibliográfica da pesquisa "Personalidade Autoritária" realizada por T. W. Adorno e seus colaboradores, que tinham por objetivo a compreensão dos componentes sociais e psicológicos da mentalidade antissemita e do caráter autoritário, a fim de se relembrar as principais contribuições da mesma para as pesquisas de Psicologia Social. Para tanto, realizou-se nesse trabalho: uma introdução sobre o que é Psicologia Social e algumas de suas pesquisas no período entre guerras; Um breve histórico sobre a Escola de Frankfurt; Uma revisão sobre as pesquisas iniciais sobre o autoritarismo, de Erich Fromm; Uma análise dos precedentes históricos em relação aos estudos de Adorno sobre a personalidade autoritária; A descrição de alguns aspectos da pesquisa "Personalidade Autoritária", com ênfase na inserção da psicanálise de Freud no contexto social e na pesquisa empírica, com a utilização de novos métodos teórico-metodológicos. Aponta-se como crítica final para a pouca ênfase dada a essa pesquisa pelos psicólogos sociais, na atualidade, e justifica-se a importância da retomada crítica de tais estudos, tendo em vista que foram cruciais para o entendimento do papel mediador da sociedade e da cultura na constituição individual e de seus elementos regressivos.

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Biografía del autor/a

Ana Paula de Ávila Gomide, Universidade Federal de Uberlândia

Instituto de Psicologia

Ruth Marques Maciel, Universidade Federal de Uberlândia

Instituto de Psicologia

Publicado

2015-07-09

Cómo citar

Gomide, A. P. de Ávila, & Maciel, R. M. (2015). O LEGADO DA PESQUISA THE AUTHORITARIAN PERSONALITY PARA O CAMPO DA PSICOLOGIA SOCIAL. Perspectivas Em Psicologia, 19(1). Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/30854