O LEGADO DA PESQUISA THE AUTHORITARIAN PERSONALITY PARA O CAMPO DA PSICOLOGIA SOCIAL

Autores

  • Ana Paula de Ávila Gomide Universidade Federal de Uberlândia
  • Ruth Marques Maciel Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Personalidade Autoritária, Psicologia Social, Adorno, Psicanálise, Escola de Frankfurt.

Resumo

O presente trabalho é uma revisão bibliográfica da pesquisa "Personalidade Autoritária" realizada por T. W. Adorno e seus colaboradores, que tinham por objetivo a compreensão dos componentes sociais e psicológicos da mentalidade antissemita e do caráter autoritário, a fim de se relembrar as principais contribuições da mesma para as pesquisas de Psicologia Social. Para tanto, realizou-se nesse trabalho: uma introdução sobre o que é Psicologia Social e algumas de suas pesquisas no período entre guerras; Um breve histórico sobre a Escola de Frankfurt; Uma revisão sobre as pesquisas iniciais sobre o autoritarismo, de Erich Fromm; Uma análise dos precedentes históricos em relação aos estudos de Adorno sobre a personalidade autoritária; A descrição de alguns aspectos da pesquisa "Personalidade Autoritária", com ênfase na inserção da psicanálise de Freud no contexto social e na pesquisa empírica, com a utilização de novos métodos teórico-metodológicos. Aponta-se como crítica final para a pouca ênfase dada a essa pesquisa pelos psicólogos sociais, na atualidade, e justifica-se a importância da retomada crítica de tais estudos, tendo em vista que foram cruciais para o entendimento do papel mediador da sociedade e da cultura na constituição individual e de seus elementos regressivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula de Ávila Gomide, Universidade Federal de Uberlândia

Instituto de Psicologia

Ruth Marques Maciel, Universidade Federal de Uberlândia

Instituto de Psicologia

Downloads

Publicado

2015-07-09

Como Citar

Gomide, A. P. de Ávila, & Maciel, R. M. (2015). O LEGADO DA PESQUISA THE AUTHORITARIAN PERSONALITY PARA O CAMPO DA PSICOLOGIA SOCIAL. Perspectivas Em Psicologia, 19(1). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/30854