TEORIAS DA APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO MATEMÁTICO: APORTES TEÓRICOS A PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Anderson Oramisio Santos Universidade Federal de Uberlândia
  • Adriana Mariano Rodrigues Junqueira Universidade de Uberaba
  • Guilherme Saramago de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

teorias da aprendizagem, conhecimento matemático, formação docente.

Resumo

O estudo do desenvolvimento do ser humano constitui uma área do conhecimento da Psicologia cujas proposições concentram-se no esforço de compreender o homem em todos os seus aspectos, englobando fases desde o nascimento até o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade. O objetivo dessa pesquisa é investigar os as teorias da aprendizagem em atividades pedagógicas e práticas escolares, buscando provocar reflexões para o professor, para que ocorra o processo de ensino e aprendizagem em Matemática nas series iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, uma abordagem a partir dos aportes teóricos que englobam teóricos comportamentalistas e cognitivistas como: Piaget, Skinner, Vygotsky, Ausubel, dentre outros que corroboram com as reflexões desse tema e do ensino de matemática. Ao se apresentar as teorias, discute-se sua inserção na educação e suas implicações no desenvolvimento do conhecimento matemático nas series iniciais do Ensino Fundamental.

Biografia do Autor

  • Anderson Oramisio Santos, Universidade Federal de Uberlândia
    Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia
  • Adriana Mariano Rodrigues Junqueira, Universidade de Uberaba
    Mestre em Educação
  • Guilherme Saramago de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia
    Docente do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia

Downloads

Publicado

2015-07-09

Como Citar

TEORIAS DA APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO MATEMÁTICO: APORTES TEÓRICOS A PRÁTICA DOCENTE. (2015). Perspectivas Em Psicologia, 19(1). https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/30853