TEORIAS DA APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO MATEMÁTICO: APORTES TEÓRICOS A PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Anderson Oramisio Santos Universidade Federal de Uberlândia
  • Adriana Mariano Rodrigues Junqueira Universidade de Uberaba
  • Guilherme Saramago de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

teorias da aprendizagem, conhecimento matemático, formação docente.

Resumo

O estudo do desenvolvimento do ser humano constitui uma área do conhecimento da Psicologia cujas proposições concentram-se no esforço de compreender o homem em todos os seus aspectos, englobando fases desde o nascimento até o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade. O objetivo dessa pesquisa é investigar os as teorias da aprendizagem em atividades pedagógicas e práticas escolares, buscando provocar reflexões para o professor, para que ocorra o processo de ensino e aprendizagem em Matemática nas series iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, uma abordagem a partir dos aportes teóricos que englobam teóricos comportamentalistas e cognitivistas como: Piaget, Skinner, Vygotsky, Ausubel, dentre outros que corroboram com as reflexões desse tema e do ensino de matemática. Ao se apresentar as teorias, discute-se sua inserção na educação e suas implicações no desenvolvimento do conhecimento matemático nas series iniciais do Ensino Fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Oramisio Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia

Adriana Mariano Rodrigues Junqueira, Universidade de Uberaba

Mestre em Educação

Guilherme Saramago de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Docente do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia

Downloads

Publicado

2015-07-09

Como Citar

Santos, A. O., Junqueira, A. M. R., & Oliveira, G. S. de. (2015). TEORIAS DA APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO MATEMÁTICO: APORTES TEÓRICOS A PRÁTICA DOCENTE. Perspectivas Em Psicologia, 19(1). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/30853