Attention-Deficit Hyperactivity disorder in the psychoanalytic clinic
a narrative review
DOI:
https://doi.org/10.14393/PPv24n1a2020-47265Keywords:
psychoanalysis, Attention-deficit/hyperactivity disorder, Medication, DiagnosticAbstract
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) tem sido a descrição diagnóstica mais utilizada para explicar os comportamentos considerados inadequados das crianças, sendo o uso do medicamento oferecido como principal meio de intervenção, apesar das possíveis consequências ao desenvolvimento infantil. Realizou-se uma revisão narrativa sobre o tema, do ponto de vista da psicanálise, com o objetivo de compreender como tem sido o olhar dos profissionais que se utilizam da teoria psicanalítica no atendimento à criança que recebe o diagnóstico de TDAH. Foi possível perceber a necessidade de melhor compreender as questões emocionais subjacentes à manifestação dos sintomas. Além disso, verificou-se que a clínica psicanalítica tem sido utilizada como uma alternativa favorável, pois considera a subjetividade da criança e suas relações parentais e sociais.
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