A supervisão clínica em Psicologia no contexto de clínica-escola no Brasil

Authors

  • Celina Maria Aragão Ximenes Universidade Católica de Pernambuco
  • Carmem Lúcia Brito Tavares Barreto Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.14393/PPv22n1a2018-06

Keywords:

supervisão, psicologia clínica, fenomenologia existencial.

Abstract

Entendemos que a supervisão de estágio em clínica psicológica no Brasil, como uma proposta relevante na formação do futuro profissional, necessita ser continuamente revisitada. Considerando que a prática de supervisão em psicologia clínica inspirada na fenomenologia existencial excede a detenção de conhecimentos teóricos que mediante o uso de técnicas específicas se ajustam a casos concretos, neste artigo pretendemos refletir essa realidade, tão comum, no contexto de clínica-escola. De modo a incrementarmos um diálogo que nos instigue a pensar o fenômeno em pauta, recorreremos a legislações específicas vigentes, dentre as quais destacamos as Diretrizes Nacionais para os cursos de graduação em psicologia no país, bem como a escritos de epistemólogos e estudiosos da área.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Celina Maria Aragão Ximenes, Universidade Católica de Pernambuco

Doutora em Psicologia Clínica, 

Carmem Lúcia Brito Tavares Barreto, Universidade de São Paulo - USP

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano

Published

2018-07-13

How to Cite

Ximenes, C. M. A., & Barreto, C. L. B. T. (2018). A supervisão clínica em Psicologia no contexto de clínica-escola no Brasil. Perspectivas Em Psicologia, 22(1). https://doi.org/10.14393/PPv22n1a2018-06