TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL BREVE PARA TRANSTORNO DE ANSIEDADE SOCIAL: ESTUDO DE CASO

Authors

  • Ellen Resende de Almeida Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • André Luiz Moreno Universidade de São Paulo/Ribeirão Preto - USP

Keywords:

terapia cognitivo-comportamental, intervenções breves, transtorno de ansiedade social, terapia cognitivo-comportamental breve, atendimentos supervisionados.

Abstract

Este estudo de caso se refere a uma intervenção breve em Terapia Cognitivo-Comportamental para um caso de Transtorno de Ansiedade Social. A paciente manifestava problemas para participar de situações sociais, trazendo tristeza e prejuízos à sua vida. Os atendimentos foram feitos em sete sessões e um follow-up após um mês. Ao final do tratamento, foram observadas mudanças em seu modelo de funcionamento e diminuição de crenças de inadequação e vulnerabilidade que a faziam fugir de situações sociais que causavam ansiedade. Assim, a Terapia Cognitivo-Comportamental Breve trouxeram vantagens para um sofrimento específico e dificuldade de melhorar sua condição. As supervisões foram importantes neste processo, pois ajudaram a traçar diagnóstico, objetivos e intervenções nos atendimentos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ellen Resende de Almeida, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Curso de Psicologia

André Luiz Moreno, Universidade de São Paulo/Ribeirão Preto - USP

Doutorando em Saúde Mental - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FMRP-USP).

Published

2014-12-30

How to Cite

Almeida, E. R. de, & Moreno, A. L. (2014). TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL BREVE PARA TRANSTORNO DE ANSIEDADE SOCIAL: ESTUDO DE CASO. Perspectivas Em Psicologia, 18(2). Retrieved from https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/29358