Relato de experiência:
o acompanhamento terapêutico no Transtorno do Espectro Autista
Palavras-chave:
autismo, psicanálise, acompanhante terapêutico, pandemiaResumo
O presente trabalho é um relato de experiência de um Acompanhamento Terapêutico (AT) domiciliar, durante a pandemia, a uma criança não verbal, de dez anos, diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista. Devido às restrições da pandemia, como a interrupção dos serviços de saúde e educação, a criança foi impactada com um importante retrocesso no seu desenvolvimento. O trabalho da AT foi assistido por um projeto de pesquisa e extensão do curso de Psicologia da UFCAT, amparado pela psicanálise freudo-lacaniana. Um dos objetivos deste relato de experiência é consolidar o AT como uma importante ferramenta durante os períodos de suspensão de aulas e tratamento ou como suporte para continuidade das aulas e tratamentos na rotina das famílias de autistas.
Downloads
Referências
Alberti, S., Teixeira, L. C., Beteille, I. M., Rodrigues, S. W. D., & Martinez, C. R. B. (2017). O Acompanhamento Terapêutico e a psicanálise: Pequeno histórico e caso clínico. Revista Latino-americana de Psicopatologia Fundamental, 20(1), 128-141. https://doi.org/10.1590/1415-4714.2017v20n1p128.9
Associação Americana de Psiquiatria. (2013). Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (5. ed). Associação Americana de Psiquiatria.
Barroso, S. B. (2019). O autismo para a psicanálise: Da concepção clássica à contemporânea. Psicologia em Revista, 25(3), 1231-1247. https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n3p1231-1247
Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. (2006). Acompanhamento Terapêutico: A clínica vai às ruas. Jornal de Psicologia, 148, 04-05. https://www.crpsp.org/uploads/impresso/754/mfH8AznlfCBQT_CRylQH64-SK0n7bqFH.pdf
Estevão, I. R., & Metzger, C. (2015). Acompanhamento terapêutico: Tática, estratégia e política. A peste, 7(2), 69-79. https://revistas.pucsp.br/index.php/apeste/article/view/30483/21090
Ferreira, R. W. G., & Rocha, J. S. (2019). Autismo: Um relato psicanalítico de experiência. Revista Debates Insubmissos, 2(6), 72-92. https://periodicos.ufpe.br/revistas/debatesinsubmissos/article/download/241410/33164
Maleval, J. C. (2018). Da estrutura autista. Revista aSEPHallus de Orientação Lacaniana, 13(26), 4-38. http://www.isepol.com/asephallus/numero_26/pdf/2_conferencia_jean_claude_maleval_portugues.pdf
Maleval, J. C. (2017). O Autista e a sua Voz. Blucher.
Ribeiro, A. M. (2009). A ideia de referência: O acompanhamento terapêutico como paradigma de trabalho em um serviço de saúde mental. Estudos de Psicologia, 14(1), 77-83. https://doi.org/10.1590/S1413-294X2009000100010
Silva, S. S. (2018). Autismo: A questão estrutural e suas implicações na clínica [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de São João Del-Rei]. https://ufsj.edu.br/portal-repositorio/File/ppgpsi/Beatriz.pdf
Tosta, M. C. F., Farias, J. C. S., & Costa, C. L. (2022). Impacto da COVID-19 no mundo do trabalho de mulheres em Goiás. Brazilian Journal of Development, 8(2), 14148-14166. https://doi.org/10.34117/bjdv8n2-374
Vasconcelos, F. P., & Ferreira, R. W. G. (2021). O sujeito diante da tragédia: o tagarelar e o mutismo. Perspectivas em Psicologia, 25(1), 23-45. https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/57346
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Renata Wirthmann Goncalves Ferreira, Josiane Cristina Souza Farias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.