Trânsito e ansiedade:
Estudo longitudinal com candidatos à obtenção da carteira nacional de habilitação no sul do Brasil
Palavras-chave:
Trânsito, Ansiedade, MotoristasResumo
Recentemente, a Psicologia do Trânsito esteve interessada em estudar a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A ansiedade é um dos fatores que também vêm sendo objeto de pesquisa e estudo nos contextos de avaliações e provas deste processo. O objetivo deste estudo foi investigar a influência da ansiedade nas aprovações e não aprovações do processo de obtenção à CNH na cidade de Porto Alegre, Brasil. Uma amostra de 189 candidatos à primeira habilitação da CNH com idades entre 18 e 66 anos de idade (M = 27,25; DP = 10,45, 48,1% do sexo feminino) responderam a um questionário sociodemográfico e o Inventário de Ansiedade de Beck (BAI). Os resultados sugerem que os níveis de escolaridade não influenciam a aprovação, no que diz respeito às provas teóricas. Na prova prática, metade da amostra conseguiu ser aprovada na primeira tentativa e os demais candidatos variaram entre duas e cinco tentativas para aprovação.
Downloads
Referências
Almeida, N. D. V., Lima, A. K. B., Albuquerque, C. M., & Antunes, L. (2005). As relações de gênero e as percepções dos/das motoristas no âmbito do sistema de trânsito. Psicologia: ciência e profissão, 25(2), 172-185. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/pdf/pcp/v25n2/v25n2a02.pdf
Andreatini, R., Boerngen-Lacerda, R., & Zorzetto Filho, D. (2001). Tratamento farmacológico do transtorno de ansiedade generalizada: perspectivas futuras. Brazilian Journal of Psychiatry, 23(4), 233-242. Doi: 10.1590/S1516-44462001000400011
Antipoff, D. (1956). Contribuição ao estudo das diferenças individuais no teste de atenção difusa. Arquivos Brasileiros de Psicotécnica, 8(2), 49-60. Recuperado de https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/abpt/article/view/13739
Araújo, A. H., Borloti, E., & Haydu, V. B. (2016). Ansiedade em Provas: um Estudo na Obtenção da Licença para Dirigir. Psicologia: Ciência e Profissão, 36(1), 34-47. Doi: 10.1590/1982-3703000592014
Cataneo, C., Carvalho, A. M. P., & Galindo, E. M. C. (2005). Obesidade e aspectos psicológicos: maturidade emocional, auto-conceito, locus de controle e ansiedade. Psicologia: Reflexão e crítica, 18(1), 39-46. Doi: 10.1590/S0102-79722005000100006
Coelho, A. V. R., Dantas, F. M. M., Sousa, G. C., Cardoso, M. S., & Coutinho, V. B. S. (2013, outubro). Atendimento psicológico ao candidato reprovado em prova de direção veicular. In: Anais do 19º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, Brasília, DF. Recuperado de http://files-server.antp.org.br/_5dotSystem/download/dcmDocument/2013/10/07/971204B7-6B3D-463F-86F9-7FE9A0BC14FA.pdf
Cunha, J. A. (2001). Manual da versão em português das Escalas Beck. São Paulo: Casa do Psicólogo.
D’Avila, G. T., & Soares, D. H. P. (2003). Vestibular: fatores geradores de ansiedade na “cena da prova”. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 4(1-2), 105-116. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbop/v4n1-2/v4n1-2a10.pdf
Departamento Estadual De Trânsito do Rio Grande do Sul. (2017, 13 de dezembro). Índice De Aprovação Das Provas De Direção Veicular Aplicadas Pelo Detran/Rs. Recuperado de: http://www.detran.rs.gov.br/conteudo/27445/indices-de-aprovacao-das-provas-de-habilitacao
Fairclough, S. H., Tattersall, A. J., & Houston, K. (2006). Anxiety and performance in the British Driving Test. Traffic Psychology and Behaviour, 9(1), 43-52. Doi: 10.1016/j.trf.2005.08.004
Karino, C. A., & Laros, J. A. (2014). Ansiedade em situações de prova: evidências de validade de duas escalas. Psico-USF, 19(1), p. 23-36. Doi: 10.1590/S1413-82712014000100004
Lagonegro, M. A. (2008). A ideologia rodoviarista no Brasil. Ciência & Ambiente, 37, 39-50. Recuperado de: http://w3.ufsm.br/reciam/sumario.php?IDEdicao=45#
May, R. (1980). O significado da ansiedade. Rio de Janeiro: Zahar.
Raad, A. J., Cardozo, A. M., Nascimento, M. A., & Alves, G. L. (2008). A ansiedade no processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. Psic: Revista da Vetor Editora, 9(2), 245-249. Recuperado de: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psic/v9n2/v9n2a13.pdf
Resolução Nº 789, de 18 de junho de 2020. Brasília, DF: Ministério da Infraestrutura. Recuperado de: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-n-789-de-18-de-junho-de-2020-263185648
Rodrigues, D. G., & Pelisoli, C. (2008). Ansiedade em vestibulandos: um estudo exploratório. Revista de Psiquiatria Clínica, 35(5), 171-177. Recuperado de: http://www.scielo.br/pdf/rpc/v35n5/a01v35n5.pdf
Rosa, J. F., & Souza, A. (2016). Psicologia do Trânsito: Uma Intervenção Psicológica com Candidatos à Obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. In: Orlandi, E. L. P. (Eds.), 4º Seminário Integrado de Monografias, Dissertações e Teses (SIMDT): textos completos (pp. 168-187). Pouso Alegre, Minas Gerais. Recuperado de: https://www.academia.edu/33354133/Eni_Puccinelli_Orlandi_et._al._organizadores
Rozestraten, R. J. A. (1988). Psicologia do trânsito: conceitos e processos básicos. São Paulo: EPU/EDUSP.
Seirafe, M. V. L. (2014). A Ansiedade na Avaliação Psicológica da Primeira Habilitação (Monografia de Especialização). Universidade Paulista, Maceió, AL, Brasil. Recuperado de: http://www.netrantransito.com.br/arq_download/Monografia%20de%20Melissa%20VAZ%20%20FINAL%20%20ABRIL.pdf
Silva, M. A., Alves, I. C. B., & Rosa, H. R. (2015). Avaliação psicológica no contexto do trânsito: revisão de literatura do período de 2006 a 2015. Boletim de Psicologia, 65(143), 157-174. Recuperado de: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432015000200005
Tavares, F. M. S., & Cortes, G. L. (2013, junho). Projeto de Atendimento Psicológico aos candidatos à obtenção da CNH, In: II Simpósio de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, Universidade Estadual de Goiás. Recuperado de: https://docplayer.com.br/24833179-Projeto-de-atendimento-psicologico-aos-candidatos-a-obtencao-da-cnh-coordenador-da-acao-de-extensao-fernanda-maria-siqueira-tavares-introducao.html
Taylor, J. E., Deane, F. P., & Podd, J. V. (2007). Driving fear and driving skills: comparison between fearful and control samples using standardized on-road assessment. Behaviour Research and Therapy, 45(4), 805-818. Doi: 10.1016/j.brat.2006.07.007
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Leonardo Régis de Paula, Claudia Hofheinz Giacomoni
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.