Tríade cognitiva e crenças centrais no Children Apperception Test (CAT) em filha de pai alcoolista

Autores

  • Renata Ferrarez Fernandes Lopes Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Larissa Hippólito Carvalho Maia Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Maria Clara Ferrarez Fernandes Lopes Universidade Federal de Uberlândia - UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/PPv23n1a2019-50598

Palavras-chave:

Children Apperception Test, abuso de álcool, criança, abordagem cognitivo-comportamental

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi avaliar um protocolo de avaliação cognitivo- comportamentalutilizando o Children Apperception Test (versão Animal e versão Humana), o Baralho dosProblemas e o Baralho das Emoções, a fim de identificar problemas no controle dos impulsospresentes no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), e a natureza darelação de criança portadora de TDAH com as figuras parentais, quando uma delas é alcoolista.Para isso realizou-se um estudo de caso único exploratório, no qual na fase de avaliação foramaplicados o CAT-H, o CAT-A, o Baralho dos Problemas e o Baralho das Emoções em uma criança com 8 anos, cujo pai era alcoolista. A análise dos resultados foi feita com base emestatísticas descritivas do desempenho da criança no Baralho dos Problemas - predominânciade sinais e sintomas de hiperatividade (90%) e ansiedade (90%) - e no Baralho das Emoções- teimosia (30%); desgostar (20%) e tristeza (30%). Comparou-se, ainda, o desempenho dacriança no CAT-A com os temas apresentados pelo grupo normativo de sua faixa etária descritono manual do teste. Foi realizada uma prova de concordância para categorias de crenças centrais(Kappa=0,81) e elementos da tríade cognitiva (Kappa= 0,87) observadas nas narrativas obtidasno CAT-A e CAT-H. Este estudo de caso permitiu verificar que o CAT-A e CAT-H, embora produzam histórias diferentes da perspectiva de seu conteúdo narrativo, avaliaram igualmente crenças centrais ligadas ao desamor, desamparo e desvalor, além de viabilizarem a verificaçãode aspectos da tríade cognitiva: visão de si revelando uma autoestima rebaixada, e uma visãodo outro como alguém crítico. Esses instrumentos parecem auxiliar na conceitualização decaso numa perspectiva cognitivo-comportamental de crianças com sintomas externalizantesligados ao TDAH, especialmente em um contexto de conflito familiar relacionado ao abuso de álcool.

Biografia do Autor

  • Renata Ferrarez Fernandes Lopes, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

    Possui bacharelado e licenciatura em Psicologia e formação de psicóloga pela Universidade de São Paulo (1993) e graduação em Teologia pela Faculdade Católica de Uberlândia (2014), mestrado em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo (1996), doutorado em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo (1999) e pós-doutorado em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é Professora Titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia.

  • Larissa Hippólito Carvalho Maia, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

    Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Formada no Curso de Psicoterapia de Orientação Psicanalítica Suad Haddad de Andrade - Ribeirão Preto(SP).

  • Maria Clara Ferrarez Fernandes Lopes, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

    Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

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Publicado

2019-10-07

Como Citar

Tríade cognitiva e crenças centrais no Children Apperception Test (CAT) em filha de pai alcoolista. (2019). Perspectivas Em Psicologia, 23(1). https://doi.org/10.14393/PPv23n1a2019-50598