QUESTÕES TÉCNICO-CIENT͍FICAS E ÉTICAS SOBRE O USO DE ANIMAIS EM PESQUISAS NO LABORATÓRIO DE ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO

Autores

  • Renatha El Rafihi-Ferreira Universidade de São Paulo - USP
  • Felipe Alckmin-Carvalho Universidade de São Paulo - USP.
  • Silvia Aparecida Fornazari Universidade Estadual de Londrina/PR

Palavras-chave:

Análise Experimental do Comportamento, ensino, ética em pesquisa.

Resumo

Para ensinar os conceitos fundamentais da disciplina de Análise Experimental do Comportamento são utilizados ratos da espécie Wistar como sujeitos experimentais. Atualmente, por motivos éticos e financeiros, o uso de animais para fins de ensino tem diminuído. Esta tendência vem sendo impulsionada por pesquisadores e ativistas, que se opõem à prática experimental com animais. Como alternativa, discute-se a utilização de software computadorizado que simula o comportamento animal em ambiente controlado. No presente trabalho buscou-se apresentar uma reflexão acerca da utilização de ratos reais e virtuais como método de ensino dos conceitos fundamentais da disciplina. Espera-se que esta reflexão possa suscitar interesse de pesquisadores com objetivo de comparar estudos utilizando ratos reais e virtuais, ponderando sobre as vantagens e limitações de cada um dos métodos, tanto para a atividade docente quanto para pesquisas científicas.

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Biografia do Autor

Renatha El Rafihi-Ferreira, Universidade de São Paulo - USP

Universidade de São Paulo - USP.

Felipe Alckmin-Carvalho, Universidade de São Paulo - USP.

Universidade de São Paulo - USP.

Silvia Aparecida Fornazari, Universidade Estadual de Londrina/PR

Programa de Mestrado em Análise do Comportamento do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento

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Publicado

2015-12-06

Como Citar

Rafihi-Ferreira, R. E., Alckmin-Carvalho, F., & Fornazari, S. A. (2015). QUESTÕES TÉCNICO-CIENT͍FICAS E ÉTICAS SOBRE O USO DE ANIMAIS EM PESQUISAS NO LABORATÓRIO DE ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO. Perspectivas Em Psicologia, 19(2). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/32504

Edição

Seção

Comunicações livres