CONCEPÇÕES DE DISCENTES DE PSICOLOGIA SOBRE PEDOFILIA
Palavras-chave:
Pedofilia, Abuso de crianças, Sexualidade, Formação do psicólogo.Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo investigar concepções de discentes de Psicologia de uma universidade federal brasileira sobre pedofilia. A amostra foi composta por 14 discentes (11 mulheres e 3 homens, com média de idade de 22.3 anos, sem filhos) do 7º ao 10º período de graduação em Psicologia que responderam a um roteiro de perguntas semiestruturado. A análise de conteúdo temática dos dados demonstrou: consenso de que a pedofilia é proibida e doentia; importância de intervenções diversas junto às vítimas e agressores; ênfase na família como proteção da sexualidade das crianças; ênfase nas características psicológicas das vítimas, tidas como frágeis, e dos agressores (que possivelmente foram vitimados em suas infâncias); e que o curso de graduação não oferece subsídios teóricos e práticos para intervenções eficazes junto ao fenômeno. Conclui-se que representações moralizantes destacam-se e influenciam na qualidade dos atendimentos dispensados aos envolvidos em relações sexuais pedofílicas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-12-06
Como Citar
Tilio, R. D., & Assunção, N. G. (2015). CONCEPÇÕES DE DISCENTES DE PSICOLOGIA SOBRE PEDOFILIA. Perspectivas Em Psicologia, 19(2). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/32497
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.