HABILIDADES SOCIAIS PARENTAIS E O ESTRESSE INFANTIL
Palavras-chave:
habilidades sociais parentais, estresse infantil, interação pais e filhos.Resumo
Atualmente, no atendimento a criança a família deve necessariamente ser analisada como um fator de proteção e/ou risco ao desenvolvimento biopsicossocial de seus membros. Este artigo teve por objetivo pesquisar a relação das habilidades sociais parentais com o estresse infantil, pois é notória a crescente dificuldade encontrada pelos pais quanto ao relacionamento com os filhos. Este estudo foi realizado em uma Escola Municipal de Foz do Iguaçu com estudantes 2º ano. A amostra foi composta por 16 crianças de ambos os sexos, de 06 a 09 anos de idade, e seus respectivos pais. Os instrumentos utilizados foram entrevista semiestruturada, Inventário de Habilidades Sociais (IHS - Del Prette) e Escala de Stress Infantil (ESI). Os resultados indicaram que das 16 crianças, apenas uma delas, do sexo masculino, apresentou estresse psicológico significativo. O resultado dos testes aplicados nos pais apresentou repertorio de habilidades sociais abaixo da média inferior. Os resultados encontrados de modo geral indicaram que repertório de habilidades sociais parentais não foram fatores de risco ao estresse infantil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-12-30
Como Citar
Mombelli, M. A., Silva, C. F., Almeida, C. B. de, & Wandrowski, I. P. (2014). HABILIDADES SOCIAIS PARENTAIS E O ESTRESSE INFANTIL. Perspectivas Em Psicologia, 18(2). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/30091
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.