A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL: CONCEITOS PRINCIPAIS E METODOLOGIA DE PESQUISA

Autores

  • Gustavo Rezende dos Santos Universidade de Uberaba - UNIUBE
  • Orlando Fernández Aquino Universidade de Uberaba - UNIUBE

Palavras-chave:

Psicologia Histórico-cultural, Didática Desenvolvimental, Revisão Bibliográfica.

Resumo

Este artigo de revisão da literatura apresenta uma análise de quatro artigos científicos publicados em revistas brasileiras, na última década, sobre os principais conceitos da psicologia histórico-cultural e sua metodologia de pesquisa. Portanto, o artigo expõe uma sistematização dos conceitos e aspectos mais importantes desta corrente, analisando suas origens e seu paradigma, além dos conceitos de mediação semiótica, conceito de atividade e a questão de método. Tendo em vista que estes conceitos são basilares na teoria Histórico-Cultural e sua grande importância para a educação e o ensino, a revisão destes conceitos contribui significativamente para os estudos na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Rezende dos Santos, Universidade de Uberaba - UNIUBE

Universidade de Uberaba - UNIUBE

Orlando Fernández Aquino, Universidade de Uberaba - UNIUBE

Programa de Pós-Graduação em Educação

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

Santos, G. R. dos, & Aquino, O. F. (2014). A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL: CONCEITOS PRINCIPAIS E METODOLOGIA DE PESQUISA. Perspectivas Em Psicologia, 18(2). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/29471