PRÁTICAS DE COMUNICAÇÃO DAS ATIVIDADES GESTORAS NO INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO - CAMPUS PARACATU: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Gustavo Alexandre de Oliveira Silva Universidade Federal de Goiás
  • Márcio Silva Andrade Universidade Federal de Goiás
  • André Vasconcelos-Silva Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

comunicação, práticas de comunicação, instituição de ensino, gestão.

Resumo

As práticas de comunicação das atividades gestoras dentro de uma instituição de ensino são de extrema importância para se medir o sucesso de tal instituição. Nesse sentido, foi realizado um estudo sobrea percepção da importância do uso das práticas de comunicação pelos gestores e como tais práticas impactam na gestão da organização. Participaram deste estudo 22 servidores federais que ocupam cargos de direção e coordenação responsáveis pela gestão da organização, sendo 03 diretorese 19 coordenadores. Ressalta-seaimportância da eficiência e a eficácia nos processos de comunicação com destaque namelhoria nas relações pessoais dos gestores, culminandoem uma cultura organizacional forte. Foi também constatada a deficiência do processo comunicativo e a necessidade de intervenções pontuais.

Biografia do Autor

  • Gustavo Alexandre de Oliveira Silva, Universidade Federal de Goiás
    Programa de Pós Graduação em Gestão Organizacional
  • Márcio Silva Andrade, Universidade Federal de Goiás
    Programa de Pós Graduação em Gestão Organizacional
  • André Vasconcelos-Silva, Universidade Federal de Goiás
    Programa de Pós Graduação em Gestão Organizacional

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Publicado

2014-06-30

Como Citar

PRÁTICAS DE COMUNICAÇÃO DAS ATIVIDADES GESTORAS NO INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO - CAMPUS PARACATU: UM ESTUDO DE CASO. (2014). Perspectivas Em Psicologia, 18(1). https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/28578