O BRINCAR E O NARRAR: OFERTA DE ESPAÇOS POTENCIAIS EM UM MUNDO ACELERADO
Palavras-chave:
brincar, fenômenos transicionais, temporalidade veloz, uso de histórias.Resumo
O presente trabalho aborda os fenômenos transicionais, de onde germina o brincar, teoria elaborada por D. W. Winnicott. Trata-se de pesquisa de natureza teórica e bibliográfica, realizada em periódicos, livros, teses e dissertações referentes aos últimos cinco anos (2009-2014). Pretende-se refletir sobre as possíveis relações entre o contexto sócio-histórico da atualidade, (influenciado pela aceleração tecnológica e a temporalidade veloz) e o brincar. A partir das leituras realizadas, verificamos que há um recuo de espaços potenciais, do brincar e da narrativa no âmbito da infância, na atualidade. Argumentamos que o trabalho da psicoterapia, aliado ao uso de histórias na clínica, facilitam o surgimento dos fenômenos transicionais, espaço-tempo do brincar.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-06-30
Como Citar
Souza, J. O. de, & Assis, M. de F. P. de. (2014). O BRINCAR E O NARRAR: OFERTA DE ESPAÇOS POTENCIAIS EM UM MUNDO ACELERADO. Perspectivas Em Psicologia, 18(1). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/28577
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.