AÇÕES DAS ESCOLAS PÚBLICAS EM ATENDIMENTO À INCLUSÃO EDUCACIONAL: VISÃO DOS EDUCADORES

Autores

  • Débora Prado da Silva Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Helena de Ornellas Sivieri-Pereira Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Palavras-chave:

inclusão educacional, professores, educação inclusiva

Resumo

No Brasil, a permanência dos alunos com deficiência na sala regular aparece a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O estudo objetivou identificar ações desenvolvidas pelas escolas públicas de Uberaba/MG em atendimento à demanda de inclusão educacional, na visão dos educadores. Foi realizado análise de conteúdo de cinco entrevistas de professores de ensino fundamental de escolas públicas. Identificou-se três categorias a partir das falas dos professores, sendo elas: Despreparo para a inclusão; Abertura para inclusão; Assistência aos professores. As escolas e os professores muitas vezes não estão preparados para o processo inclusivo e os profissionais sabem disso; mas eles utilizam de diversos recursos, sendo que alguns são criados por eles para conseguir atender os alunos inclusos.

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Biografia do Autor

Débora Prado da Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Curso de Psicologia

Helena de Ornellas Sivieri-Pereira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Curso de Psicologia

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Publicado

2013-12-30

Como Citar

Silva, D. P. da, & Sivieri-Pereira, H. de O. (2013). AÇÕES DAS ESCOLAS PÚBLICAS EM ATENDIMENTO À INCLUSÃO EDUCACIONAL: VISÃO DOS EDUCADORES. Perspectivas Em Psicologia, 17(2). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/28558