CONCEPÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM TEMPOS DE EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

Autores

  • Núbia Inocêncio de Paula Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão - UFG/RC
  • Roselma Lucchese Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão - UFG/RC
  • Ivania Vera Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão - UFG/RC
  • Carla Natalina da Silva Fernandes Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão - UFG/RC
  • Inaína Lara Fernandes Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão - UFG/RC

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação em enfermagem, Instituições de ensino superior.

Resumo

O curso de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás Campus Catalão (CAC/UFG) foi criado mediante ao processo de expansão das universidades públicas nacionais. Objetivando contextualizar esse processo de implantação, foi realizada uma pesquisa participante, com abordagem qualitativa, por meio do discurso de 9 gestores do CAC/UFG e atas das reuniões do Conselho Diretor. Dados analisados pela técnica de análise de conteúdo, modalidade temática, emergindo três categorias 'Ponderando a criação e implantação do Curso de Enfermagem; 'Determinantes para a escolha e implantação do Curso de Enfermagem ' e 'Concepção dos gestores sobre a Enfermagem'. A criação do Curso de Enfermagem faz parte do processo histórico do ensino publico superior, mantendo desafios para sua consolidação diante dos limites que o programa apresenta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Núbia Inocêncio de Paula, Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão - UFG/RC

Curso de Enfermagem

Roselma Lucchese, Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão - UFG/RC

Curso de Enfermagem

Ivania Vera, Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão - UFG/RC

Curso de Enfermagem

Carla Natalina da Silva Fernandes, Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão - UFG/RC

Curso de Enfermagem

Inaína Lara Fernandes, Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão - UFG/RC

Curso de Enfermagem

Downloads

Publicado

2013-12-30

Como Citar

Paula, N. I. de, Lucchese, R., Vera, I., Fernandes, C. N. da S., & Fernandes, I. L. (2013). CONCEPÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM TEMPOS DE EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS. Perspectivas Em Psicologia, 17(2). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/28081