POLÍTICA DE AGRUPAMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM OS PROFESSORES?
Palabras clave:
Educação Infantil, agrupamentos multietários, psicologia escolar, políticas públicas.Resumen
Esta pesquisa teve como objetivo perceber o que dizem educadores sobre a política de agrupamento na Educação Infantil. As políticas educacionais se modificam para o atendimento de uma agenda neoliberal da qual não participam aqueles que cotidianamente trabalham nas escolas. Desta forma as mudanças são operadas sem que seja possível ouví-los. Por isso, conduzimos um processo de escuta e discussões sobre as políticas de agrupamento nas salas de aula de uma escola de Educação Infantil. Utilizamos, como fontes de informação, 95 diários de campo, escritos pelas pesquisadoras cujo conteúdo enfatizava a política de agrupamento. Os diários foram analisados e os resultados apontaram algumas críticas direcionadas à dificuldade do professor em realizar atividades com as crianças em decorrência da pouca formação para lidar com esta nova proposta e sobre o impacto desta política no desenvolvimento das crianças.Descargas
Publicado
2013-06-30
Número
Sección
Artigos
Licencia

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Cómo citar
POLÍTICA DE AGRUPAMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM OS PROFESSORES?. (2013). Perspectivas Em Psicologia, 17(1). https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/27660
