POLÍTICA DE AGRUPAMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM OS PROFESSORES?

Autores/as

  • Adinete Sousa da Costa Mezzalira PUCCAMP
  • Ana Paula Gomes Moreira PUCCAMP
  • Raquel Souza Lobo Guzzo PUCCAMP

Palabras clave:

Educação Infantil, agrupamentos multietários, psicologia escolar, políticas públicas.

Resumen

Esta pesquisa teve como objetivo perceber o que dizem educadores sobre a política de agrupamento na Educação Infantil. As políticas educacionais se modificam para o atendimento de uma agenda neoliberal da qual não participam aqueles que cotidianamente trabalham nas escolas. Desta forma as mudanças são operadas sem que seja possível ouví-los. Por isso, conduzimos um processo de escuta e discussões sobre as políticas de agrupamento nas salas de aula de uma escola de Educação Infantil. Utilizamos, como fontes de informação, 95 diários de campo, escritos pelas pesquisadoras cujo conteúdo enfatizava a política de agrupamento. Os diários foram analisados e os resultados apontaram algumas críticas direcionadas à dificuldade do professor em realizar atividades com as crianças em decorrência da pouca formação para lidar com esta nova proposta e sobre o impacto desta política no desenvolvimento das crianças.

Biografía del autor/a

  • Adinete Sousa da Costa Mezzalira, PUCCAMP
    Doutora em Psicologia
  • Ana Paula Gomes Moreira, PUCCAMP
    Programa de Pós-Graduação da PUCCAMP
  • Raquel Souza Lobo Guzzo, PUCCAMP
    Programa de Pós-Graduação da PUCCAMP

Publicado

2013-06-30

Cómo citar

POLÍTICA DE AGRUPAMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM OS PROFESSORES?. (2013). Perspectivas Em Psicologia, 17(1). https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/27660