POLÍTICA DE AGRUPAMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM OS PROFESSORES?

Autores

  • Adinete Sousa da Costa Mezzalira PUCCAMP
  • Ana Paula Gomes Moreira PUCCAMP
  • Raquel Souza Lobo Guzzo PUCCAMP

Palavras-chave:

Educação Infantil, agrupamentos multietários, psicologia escolar, políticas públicas.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo perceber o que dizem educadores sobre a política de agrupamento na Educação Infantil. As políticas educacionais se modificam para o atendimento de uma agenda neoliberal da qual não participam aqueles que cotidianamente trabalham nas escolas. Desta forma as mudanças são operadas sem que seja possível ouví-los. Por isso, conduzimos um processo de escuta e discussões sobre as políticas de agrupamento nas salas de aula de uma escola de Educação Infantil. Utilizamos, como fontes de informação, 95 diários de campo, escritos pelas pesquisadoras cujo conteúdo enfatizava a política de agrupamento. Os diários foram analisados e os resultados apontaram algumas críticas direcionadas à dificuldade do professor em realizar atividades com as crianças em decorrência da pouca formação para lidar com esta nova proposta e sobre o impacto desta política no desenvolvimento das crianças.

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Biografia do Autor

Adinete Sousa da Costa Mezzalira, PUCCAMP

Doutora em Psicologia

Ana Paula Gomes Moreira, PUCCAMP

Programa de Pós-Graduação da PUCCAMP

Raquel Souza Lobo Guzzo, PUCCAMP

Programa de Pós-Graduação da PUCCAMP

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Publicado

2013-06-30

Como Citar

Mezzalira, A. S. da C., Moreira, A. P. G., & Guzzo, R. S. L. (2013). POLÍTICA DE AGRUPAMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM OS PROFESSORES?. Perspectivas Em Psicologia, 17(1). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/27660