A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM E DO TREINAMENTO PARA A REDUÇÃO DOS ACIDENTES DE TRABALHO

Autores

  • Larissa Teixeira de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Lucas Samuel Reus Araújo Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Carolina Lílian Vasconcelos Teixeira Faculdade Católica de Uberlândia

Palavras-chave:

treinamento, acidente de trabalho, segurança no trabalho, equipamentos de segurança.

Resumo

A aprendizagem que se dá através de treinamentos técnicos e comportamentais visa possibilitar posturas e práticas seguras e o desenvolvimento de uma consciência de segurança, e redução dos casos de acidentes e doenças ocupacionais. E, através do desenvolvimento de habilidades para a realização das atividades de maneira mais segura, aumenta-se a percepção dos trabalhadores sobre os riscos existentes no ambiente de trabalho, sendo uma das consequências positivas para a instituição e para o governo, a redução do ônus trabalhista e previdenciário, decorrentes dos acidentes de trabalho. Em muitas organizações ocorrem o desenvolvimento de programas de capacitação periódicos, através da interação entre os departamentos de recursos humanos, segurança, saúde e meio ambiente. Existem mais abrangentes do que a própria legislação, específicos aos perigos e riscos das atividades, o que acontece é basicamente o atendimento a questões legais, quando ocorre, sem se preocupar com a qualidade destes treinamentos, adequação do conteúdo e a proficiência dos profissionais que ministram o treinamento.

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Biografia do Autor

Larissa Teixeira de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Engenheira Biomédica

Lucas Samuel Reus Araújo, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Engenheiro Civil

Carolina Lílian Vasconcelos Teixeira, Faculdade Católica de Uberlândia

Professora de Psicologia

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Publicado

2012-12-30

Como Citar

Oliveira, L. T. de, Araújo, L. S. R., & Teixeira, C. L. V. (2012). A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM E DO TREINAMENTO PARA A REDUÇÃO DOS ACIDENTES DE TRABALHO. Perspectivas Em Psicologia, 16(2). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/27657