ENSINO DE ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO: AUTO-RELATO DE PARTICIPAÇÃO EM CURSO E MONITORIA

Autores

  • Maxsuel Bueno-Rezende Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí - UFG/RJ
  • André Amaral Bravin Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí - UFG/RJ

Palavras-chave:

Sistema Personalizado de Ensino (PSI), Tecnologia de Ensino, Análise do Comportamento, Educação.

Resumo

Este trabalho discute as contribuições e aplicabilidades do Sistema Personalizado de Ensino (PSI). Contrastaram-se duas experiências: um curso que fez uso do PSI; monitoria em disciplina que fez uso parcial do PSI. Observou-se que para os critérios "objetivos pré-estabelecidos" e "curso em unidades de grau crescente de dificuldade", não houve diferença entre as experiências. Para "proficiência", "ritmo próprio do aluno" e "ênfase na escrita", a experiência do PSI foi superior. Já para "feedback imediato" e "uso de monitores", o PSI demonstrou-se superior embora a adequação no uso parcial do PSI pareça possível. Discute-se que a utilização integral do PSI esbarra em metacontingências cerimoniais, e que uma mudança na concepção ensino/aprendizagem precisa acontecer para que o PSI seja plenamente utilizado.

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Biografia do Autor

Maxsuel Bueno-Rezende, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí - UFG/RJ

Curso de Psicologia

André Amaral Bravin, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí - UFG/RJ

Curso de Psicologia

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Publicado

2012-12-30

Como Citar

Bueno-Rezende, M., & Bravin, A. A. (2012). ENSINO DE ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO: AUTO-RELATO DE PARTICIPAÇÃO EM CURSO E MONITORIA. Perspectivas Em Psicologia, 16(2). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/27570