ENSINO DE ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO: AUTO-RELATO DE PARTICIPAÇÃO EM CURSO E MONITORIA
Palabras clave:
Sistema Personalizado de Ensino (PSI), Tecnologia de Ensino, Análise do Comportamento, Educação.Resumen
Este trabalho discute as contribuições e aplicabilidades do Sistema Personalizado de Ensino (PSI). Contrastaram-se duas experiências: um curso que fez uso do PSI; monitoria em disciplina que fez uso parcial do PSI. Observou-se que para os critérios "objetivos pré-estabelecidos" e "curso em unidades de grau crescente de dificuldade", não houve diferença entre as experiências. Para "proficiência", "ritmo próprio do aluno" e "ênfase na escrita", a experiência do PSI foi superior. Já para "feedback imediato" e "uso de monitores", o PSI demonstrou-se superior embora a adequação no uso parcial do PSI pareça possível. Discute-se que a utilização integral do PSI esbarra em metacontingências cerimoniais, e que uma mudança na concepção ensino/aprendizagem precisa acontecer para que o PSI seja plenamente utilizado.Descargas
Publicado
2012-12-30
Número
Sección
Artigos
Licencia

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Cómo citar
ENSINO DE ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO: AUTO-RELATO DE PARTICIPAÇÃO EM CURSO E MONITORIA. (2012). Perspectivas Em Psicologia, 16(2). https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/27570
