O BRINCAR COMO ATIVIDADE E SUAS CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Jorge Luiz da Silva Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP - Universidade de São Paulo (USP)
  • Wanderlei Abadio de Oliveira Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP - Universidade de São Paulo (USP)

Palavras-chave:

brincar, teoria da atividade, leontiev.

Resumo

Trata-se de um ensaio teórico acerca das contribuições oferecidas pelas brincadeiras e jogos ao desenvolvimento e à educação infantil, na perspectiva da Teoria da Atividade de Leontiev. Para Leontiev o brincar é a atividade principal da criança na idade pré-escolar, sendo responsável pelas principais mudanças no seu desenvolvimento, pois ao brincar ou participar de jogos que envolvam outros sujeitos, a criança se vê frente a situações que exigem dela o uso da imaginação, de conhecimentos prévios, da elaboração de estratégias de solução de problemas, melhores formas de interação etc. Ao longo deste processo vão sendo desenvolvidas suas habilidades, capacidades cognitivas, emocionais e sociais. Deste modo, as aprendizagens escolares podem ser favorecidas e impulsionadas pela incorporação do brincar na educação infantil.

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Biografia do Autor

Jorge Luiz da Silva, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP - Universidade de São Paulo (USP)

Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública

Wanderlei Abadio de Oliveira, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP - Universidade de São Paulo (USP)

Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública

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Publicado

2012-06-30

Como Citar

Silva, J. L. da, & Oliveira, W. A. de. (2012). O BRINCAR COMO ATIVIDADE E SUAS CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO INFANTIL. Perspectivas Em Psicologia, 16(1). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/27554