Neoliberalismo e a Educação Especial - Governo FHC (1995-2003)

entre a segregação e a integração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/par-v7n1-2022-65526

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Educação Especial, Governo Fernando Henrique Cardoso

Resumo

Este trabalho tem por pressuposto discutir algumas implicações do ideário neoliberal na Educação Especial no Brasil, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso e utiliza pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, para descrever o início do pensamento neoliberal até sua sistematização no Brasil. A problematização e análise dos dados permitiram considerar que o governo de FHC, mesmo tendo reestruturado o sistema educacional com amplas ações no campo legal, preservou a atuação dos governos anteriores na Educação Especial, investindo em instituições especializadas privadas, prejudicando assim, que ocorresse realmente a inclusão das crianças com deficiência nas escolas regulares. 

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Publicado

2022-09-06

Como Citar

Silva, J. C. B. da, & Santos , A. C. O. dos. (2022). Neoliberalismo e a Educação Especial - Governo FHC (1995-2003): entre a segregação e a integração . Paradoxos, 7(1), 6–23. https://doi.org/10.14393/par-v7n1-2022-65526