O cinema como uma forma de se colocar no mundo
reflexões sobre gênero e educação no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14393/par-v7n1-2022-64965Palavras-chave:
Gênero, Mulheres no cinema brasileiro, Potencialidade educativaResumo
Este artigo pretende discutir o cinema compreendido como uma das formas de se colocar no mundo, entremeado às questões de gênero e a presença das mulheres no cinema brasileiro. Para isso, destacamos a trajetória de Gilda Bojunga – apontando o gênero como uma categoria de análise que, a partir da práxis cinematográfica e sua reflexão, aponta para o feminino no cinema e suas potencialidades educativas. Ao partir de uma metodologia qualitativa, o presente trabalho abordará questões sobre a biografia de Gilda Bojunga, a partir dos estudos históricos de Sheila Schvarzman (2017) em cotejo com autores como Rosália Duarte (2002), Joan Scott (1989), Paulo Freire (1987) e Enrique Dussel (1977), a fim de compreender as relações entre cinema, gênero e educação dentro do contexto brasileiro.
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