Covid-19 em revistas no Instagram: uma análise de conteúdo relacionada às orientações do UNICEF e da OMS
DOI:
https://doi.org/10.14393/par-v5n1-2020-55104Palabras clave:
Revistas, Instagram, Redes Sociales, Covid-19, FamiliaResumen
En este artículo, analizamos cómo las revistas brasileñas Crescer y Pais & Filhos, cuyo tema principal es la familia, abordan la pandemia de Covid-19 en sus perfiles en la red social de Instagram del 12 de marzo al 11 de abril de 2020. Por lo tanto, tomamos como base teórica las discusiones sobre la teoría de la comunicación y la programación (agenda setting) de Maxwell McCombs y DonaldShaw (1970) y las redes sociales de Castells (2002) y Recuero (2009). Como resultado, identificamos problemas que se abordaron de forma recurrente durante el período del informe, clasificando las publicaciones por tema y analizando su alineación con las directrices de UNICEF y la OMS sobre Covid-19, la familia y los niños durante el aislamiento social. Al final, observamos la programación de la pandemia en las publicaciones de los perfiles, así como un enfoque de las directrices de las organizaciones internacionales.
Descargas
Citas
BENETTI, Marcia. Revista e jornalismo: conceitos e particularidades. In: TAVARES, Frederico de Mello B.; SCHWAAB, Reges (Orgs.). A revista e seu jornalismo: Porto
Alegre: Penso, 2013.
BRUM, Juliana de. A Hipótese do Agenda Setting: Estudos e Perspectivas. Revista Razón y Palabra, nº 35, outubro-novembro de 2003. Disponível em: <http://www.razonypalabra.org.mx/anteriores/n35/jbrum.html>. Acesso em: 29 de abr. de 2020.
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede: do Conhecimento à Política. In: CASTELLS, Manuel; CARDOSO, Gustavo (Orgs.). A Sociedade em Rede: Do Conhecimento à Acção Política. _____: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 2006, p. 17-30. Disponível em: <https://egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/a_sociedade_em_rede_-_do_conhecimento_a_acao_politica.pdf>. Acesso em: 22 de abr. de 2020.
DA SILVA JUNIOR, José Afonso; PROCOPIO, Pedro Paulo; DOS SANTOS MELO, Mônica. Um Panorama da Teoria do Agendamento, 35 anos depois de sua formulação. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. 2008, 31(2), 205-221. Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=69830990011>. Acesso em: 5 de abr. de 2020.
DOURADO, Tatiana Maria Silva Galvão. Revistas em formatos digitais: modelos e novas práticas jornalísticas. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/14009/1/Tatiana%20Maria%20Dourado.pdf>. Acesso em: 29 de abril de 2020.
FRANCHI, Francesco. Designing News. Gestalten: Berlin, 2013
KLEIN, Gisiela Hasse; GUIDI NETO, Pedro; TEZZA, Rafael. Big Data e mídias sociais: monitoramento das redes como ferramenta de gestão. Saude soc., São Paulo , v. 26, n. 1, p. 208-217, Mar. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902017000100208&lng=en&nrm=iso>. Acessado em 10 de mai. de 2020.
HOHLFELDT, Antonio. Os estudos sobre a hipótese de agendamento. Revista Famecos, Porto Alegre, nº 7, novembro, 1997
LIPPMAN, Walter. Opinião pública. Petrópolis: Vozes, 2008.
LEÃO, Callenciane F. Recursos de storytelling jornalístico em dispositivos móveis: a revista Época para tablet. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/jordi/wp-content/uploads/2016/05/Recursos-de-storytelling-jornal%C3%ADstico-em-dispositivos-m%C3%B3veis-a-revista-%C3%89poca-para-tablet.pdf>. Acesso em 17 abr. 2020.
MCCOMBS, Maxwell; SHAW, Donald L. The Agenda-Setting Function of Mass Media. The Public Opinion Quarterly. Vol. 36, Nº 2. Summer, 1972. Disponível em: <https://www.jstor.org/stable/2747787>. Acesso em: 20 de abr. de 2020.
MCCOMBS, Maxwell; VALENZUELA, Sebastián. The Agenda-Setting Theory. Cuadernos de Información, Santiago, Chile, núm. 20, pp. 44-50, julho, 2007. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=97120369004>. Acesso em: 15 de abr. de 2020.
OLIVEIRA, Fabrício Marques de. Cápsulas do tempo: a revista em contexto digital. In: Anais do 9º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). 2011, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://www.academia.edu/11379108/C%C3%A1psulas_do_tempo_a_revista_em_contexto_digital>. Acesso em: 17 abr. 2020.
OMS. Consejos para el público sobre la enfermedad por coronavirus (COVID-19): crianza saludable. 2020. Disponível em: <https://www.paho.org/es/documentos/consejos-para-publico-sobre-enfermedad-por-coronavirus-covid-19-crianza-saludable>. Acesso em: 17 de abr. de 2020
PAULINO, Rita. Conteúdo digital interativo para tablets-ipad: uma forma híbrida de conteúdo digital. In: PAULINO, Rita; RODRIGUES, Rodrigues (Orgs.) Jornalismo para tablets: pesquisa e prática. Florianópolis: Insular, 2013.
PEREIRA, Germana da Cruz. As representações do gênero feminino no seriado televisivo A grande família: uma análise crítica do discurso imagético-verbal. 2014. 155f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2014.
RECUERO, R. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2009.
RECUERO, R. Discutindo Análise de Conteúdo como Método: O #DiadaConsciênciaNegra no Twitter. In: Cadernos de Estudos Linguísticos (56.2), p. 289-309, julho/dezembro, 2014, Unicamp/SP.
SCALZO, Marília. Jornalismo de revista. São Paulo: Contexto, 2011.
SELTZER, E.K. et al. The content of social media's shared images about Ebola: a retrospective study. In Public Health (129.9) . pp. 1273-1277, setembro, 2015. Reino Unido. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0033350615002851?via%3Dihub>. Acesso em: 19 de mai. de 2020.
TAVARES, Frederico de Mello B.; SCHWAAB, Reges (Orgs.). A revista e seu jornalismo. Porto Alegre: Penso, 2013.
UNICEF. 6 Ways parents can support their kids through the coronavirus disease (COVID-19) outbreak. 2020. Disponível em: <https://www.unicef.org/coronavirus/6-ways-parents-can-support-their-kids-through-coronavirus-covid-19>. Acesso em 20 de abril de 2020.
UNICEF. How to talk to your child about coronavirus disease 2019 (COVID-19). 2020. Disponível em: <https://www.unicef.org/coronavirus/how-talk-your-child-about-coronavirus-covid-19>. Acesso em 20 de abril de 2020.
UNICEF. Coronavirus disease (COVID-19): What parents should know. 2020. Disponível em: <https://www.unicef.org/stories/novel-coronavirus-outbreak-what-parents-should-know>. Acesso em 21 de abril de 2020.
UNICEF; WWH; IFRC. Key Messages and Actions for COVID-19 Prevention and
Control in Schools. 2020. Disponível em: <https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/key-messages-and-actions-for-covid-19-prevention-and-control-in-schools-march-2020.pdf?sfvrsn=baf81d52_4>. Acesso em 20 de março de 2020.
VOGEL, Daisi. Revista e contemporaneidade: imagens, montagens e suas anacronias. In: TAVARES, Frederico de Mello B.; SCHWAAB, Reges (Orgs.). A revista e seu jornalismo. Porto Alegre: Penso, 2013.
YUXIN Zhao et al. Chinese Public's Attention to the COVID-19 Epidemic on Social Media: Observational Descriptive Study. In J Med Internet. Res 2020. 4 de maio; 22(5):e18825. Disponível em: <https://www.jmir.org/2020/5/e18825/>. Acesso em: 10 de mai. de 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.