El consumo cultural de los jóvenes en el Brasil profundo: una experiencia cualitativa en la Microrregión de Propriá (SE)
DOI:
https://doi.org/10.14393/par-v4n1-2019-51853Palabras clave:
Juventud, Consumo cultural, Convergencia de mediosResumen
Este artículo tiene como objetivo analizar el uso de WhatsApp como herramienta de comunicación para los jóvenes del noreste, específicamente del interior de Sergipe. La investigación se realizó entre 2017 y 2019 en la microrregión geográfica de Propriá en el estado de Sergipe y los datos que se presentarán en este trabajo científico provienen del análisis de contenido realizado utilizando el método propuesto por Bardin (2016) de semi-entrevistas. estructurado con 100 jóvenes de entre 18 y 24 años de diez ciudades de la región. Como una reflexión teórica, el texto pasa por Lemos, Lévy, Thompson y Recuero y el estado del arte de una investigación similar con jóvenes inmersos en el proceso de convergencia de medios. Como resultado, está claro que la aplicación de mensajería instantánea de WhatsApp es la herramienta de comunicación más utilizada por los jóvenes entrevistados, tanto para mantener relaciones con sus pares como para buscar información.
Descargas
Citas
BARDIN, L. Análise de conteúdo: edição revista e ampliada. São Paulo: Edições 70, 2016.
COSTA, A. P.; AMADO, J. Análise de Conteúdo Suportada por Software. Aveiro: Ludomedia, 2018.
DOMICÍLIOS, T. I. C. Uso da internet pelo celular cresce entre os brasileiros. 2016.
GRANERO, A. E.; COUTO, T. C. Consumo no ciberespaço: a explosão de aplicativos de dispositivos móveis que ajudam a controlar a vida na palma da mão. Revista GEMInIS, v. 4, n. 2, p. 89-105, 2013.
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal. 2017. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101631_informativo.pdf> Acesso em: 05 abr. 2019. https://doi.org/10.21710/rch.v25i0.451
JACKS, N.; TOALDO, M. M.; MARQUES, J. Jovens Rurbanos e Mediações Tecnológicas: práticas e convivências sociais contemporâneas. Cuadernos del Claeh, v. 36, n. 106, p. 101-123, 2017. https://doi.org/10.29192/claeh.36.2.6
JENKINS, H. Confronting the challenges of participatory culture: Media education for the 21st century. Mit Press, 2009. https://doi.org/10.7551/mitpress/8435.001.0001
JENKINS, Henry; GREEN, Joshua. Cultura da conexão: Criando Valor e Significado Por Meio da Mídia Propagável. São Paulo: Aleph, 2014. https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2017v13n2.33014
LEMOS, A. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Sulina, 2002.
______. Cibercultura e mobilidade: a era da conexão. Razón y palabra, v. 41, 2004.
______. Ciber-cultura-remix. In: Seminário “Sentidos e Processos” 2005. Disponível em: https://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/remix.pdf. Acesso em abril de 2019.
______. Cultura da mobilidade. Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia, n. 40, p. 28-35, 2009. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.40.6314
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. As tecnologias da inteligência, 2001.
OLIVEIRA, A. N. de; BARBALHO, A. Entre o WhatsApp e a praça da “família”: relato de uma experiência teórico-metodológica. Comunicação & Educação, v. 22, n. 2, p. 85-94, 2017. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v22i2p85-94
RECUERO, R. A conversação em rede: comunicação mediada pelo computador e redes sociais na internet. 2ª ed Porto Alegre: Sulina, 2014. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.38.5309
RESTREPO, E. Etnografía: alcances, técnicas y éticas. Envión editores, 2016.
RHEINGOLD, Howard. Smart mobs: The Next Social Revolution. Londres: Basic books, 2007.
SANTAELLA, L. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. Paulus, 2004.
SILVA, Júlio César Lázaro da. História Econômica da Região Nordeste; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/historia-economica-regiao-nordeste.htm>. Acesso em 17 de abril de 2019. https://doi.org/10.11606/d.85.2008.tde-29092009-154302
SIMILAR WEB Marketing Intelligence Blog.Publicação com resultados da pesquisa da empresa Similar Web sobre uso de aplicativos de troca de mensagens no mundo. Disponível em:
<https://www.similarweb.com/blog/mobile-messaging-app-map-2018>. Acesso em: 02 abr. 2019.
SOUZA, J.; ARAÚJO, D.; PAULA, D. Mídia social WhatsApp: uma análise sobre as interações sociais. Revista Alterjor (ECA/USP). São Paulo, ano 06, v. 1, ed. 11, p. 131-165, 2015. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/aj11-a05. Acesso em: 05 abr. 2019.
THOMPSON, John. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.
WhatsApp Blog. Blog oficial do WhatsApp para divulgação de informações de interesse da empresa. Disponível em: https://blog.WhatsApp.com/616/One-billion. Acesso em: 02 abr. 2019.
WhatsApp chega a 120 milhões de usuários no Brasil. Link – O Estado de S. Paulo, 2017. Disponível em: https://link.estadao.com.br/noticias/empresas,WhatsApp-chega-a-120-milhoes-de-usuarios-no-brasil,70001817647. Acesso em: 05 abr. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.