O consumo cultural de jovens no Brasil profundo: uma experiência qualitativa na Microrregião de Propriá (SE)
DOI:
https://doi.org/10.14393/par-v4n1-2019-51853Palavras-chave:
Juventude, Consumo cultural, Convergência midiáticaResumo
O presente artigo teve como objetivo analisar o uso do WhatsApp enquanto uma ferramenta de conversação nas mídias sociais para os jovens do Nordeste, especificamente do interior de Sergipe. A pesquisa foi realizada entre os anos de 2017 e 2019 na microrregião geográfica de Propriá, no Estado de Sergipe, e os dados que serão apresentados neste trabalho científico são oriundos da análise de conteúdo realizada a partir do método proposto por Bardin (2016) de entrevistas semi-estruturadas realizadas com 100 jovens entre 18 e 24 anos de dez cidades da região. Como reflexão teórica, o texto perpassa por Lemos, Lévy, Thompson e Recuero e pelo estado da arte de pesquisas similares com jovens imersos no processo de convergência midiática. Como resultados, percebe-se que, no contexto das entrevistas realizadas, o aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp é a ferramenta de comunicação mais utilizada pelos jovens entrevistados, tanto para manter relacionamentos com seus pares como para buscar informações.
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