Produção científica docente: estudo sobre as publicações dos cursos de Jornalismo do Tocantins
DOI:
https://doi.org/10.14393/par-v3n2-2018-49706Resumen
O presente estudo faz um mapeamento da produção científica dos docentes vinculados aos cursos de Jornalismo no Estado do Tocantins, em três Instituições de Ensino Superior (Universidade Federal do Tocantins - UFT, Centro Universitário Unirg e Ceulp/Ulbra), todos credenciados pelo MEC – Ministério da Educação e que estavam em funcionamento durante os anos de 2006 a 2016. Esse mapeamento foi realizado por meio de análise do Currículo Lattes de cada docente até então vinculado aos cursos. Analisou-se a publicação de artigos em periódicos, livros e/ou capítulos de livros publicados, trabalhos publicados em anais de eventos, resumos publicados em anais de eventos e apresentação de trabalhos em eventos científicos. Com esse mapeamento foi possível identificar o quanto os docentes produziram nesse período e qual o canal de comunicação científico mais utilizado pelos mesmos para a divulgação de sua produção científica.
Palavras-chave: Comunicação Científica. Produção Científica. Jornalismo.
Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 1, de 27 de setembro de 2013. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Jornalismo, bacharelado, e dá outras providências. Resolução CNE/CES 1/2013. Diário Oficial da União, Brasília, 1° de outubro de 2013 – Seção 1 – p. 26
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS – CEULP/ULBRA. Jornalismo. Disponível em <http://www.ulbra.br/palmas/graduacao/presencial/jornalismo/bacharelado/> Acesso em 30 de Nov 2016.
CNPQ. A Plataforma Lattes. Disponível em <http://lattes.cnpq.br/> Acesso em 30 de Nov 2016.
CRESWELL, Jhon W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
LUIZ, R. R. Avaliação de produtividade acadêmica: uma proposta de quantificação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v.3, n.6, p. 300-312, dez. 2006.
MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. A publicação da ciência: áreas científicas e seus canais preferenciais. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, v. 6, n.1, fev. 2005. Disponível em: <http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/view/11/9>. Acesso em: 1 mar. 2016.
ROSA, Alexandre Reis. "Nós e os índices": um outro olhar sobre a pressão institucional por publicação. Rev. adm. empres., São Paulo , v. 48, n. 4, p. 108-114, Dec. 2008 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902008000400010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 04 Mai 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902008000400010.
SILVA, Edna Lúcia da, MENEZES, Estera Muszkat, PINHEIRO, Liliane Vieira. Avaliação da Produtividade Científica dos Pesquisadores nas Áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. In: Informação e Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.13, n.2, p. 193-222, jul/dez, 2003. Disponível em <http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/97/0>. Acesso em 09 mar. 2016
SOUZA, Francisco das Chagas de. Comunicação científica no Brasil: criação e evolução da Revista Encontros Bibli.. Informação & Informação, [S.l.], v. 13, n. 1, p. 140-158, jul. 2008. ISSN 1981-8920. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1804>. Acesso em: 01 dez. 2016. doi:http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2008v13n1p140.
UFT - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Bacharelado em Jornalismo. Disponível em < http://ww2.uft.edu.br/ensino/graduacao/cursos/10748-comunicacao-social-jornalismo> Acesso em 30 de Nov 2016.
UNIRG – CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG. Jornalismo. Disponível em < http://www.unirg.edu.br/cursos/graduacao01/jornalismo.html> Acesso em 30 de Nov 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.