Political Speech on Social Networking Site: The Fanpage Case of the Superior Electoral Court
DOI:
https://doi.org/10.14393/par-v4n2-2019-50333Keywords:
Speech analysis, Facebook, Political speech, Elections 2018, Superior Electoral CourtAbstract
This article aims to analyze the informative content of a post published in the fanpage of the Superior Electoral Court (TSE). The analyzed publication deals with the dissemination of Fake News on social networks and the role of the TSE in the face of false news occurrences in the 2018 electoral process. Thus, to reflect on these issues, we have the following problem: contributed to reinforcing the political speeches that permeated the 2018 elections in Brazil? ”. The methodological approach used is Computer-Mediated Discourse Analysis (ADMC), proposed by Susan Herring (2004) and Raquel Recuero (2013), to obtain data that substantiate and reinforce the political discourses defended by Brazilian voters who interact with the TSE fanpage.
Downloads
References
BRIZOLA, Anna Brisola; BEZERRA, Arthur Coelho. Desinformação e circulação de “fake news”: distinções, diagnóstico e reação. Apresentado no GT-5 – Política e Economia da Informação do XIX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência Da Informação – ENANCIB, 22 a 26 de outubro de 2018 – Londrina – PR. Disponível em: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XIXENANCIB/xixenancib/paper/viewFile/1219/1636. Acessado em: 17/09/2019. https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2017v13n1.34953
COMISSÃO EUROPEIA. Comunicação da comissão ao parlamento europeu, ao conselho, ao comitê econômico e social europeu e ao comitê das regiões: combater a desinformação em linha: uma estratégia europeia. Bruxelas, 2018. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/?uri=CELEX%3A52018DC0236. Acesso em: 17/setembro/2019. https://doi.org/10.14195/978-989-26-1634-6_7
D’ANCONA, Matthew. Pós-verdade: a nova guerra contra os fatos em tempos de fake news. Barueri/SP: Faro Editorial, 2018. https://doi.org/10.20396/etd.v21i1.8652833
FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
GREGOLIN, Maria do Rosário. Análise do Discurso e mídia: a reprodução das identidades. Revista Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, Vol. 4, No11, 2007, p. 11-25. Disponível em: http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/comunicacaomidiaeconsumo/article/v iewFile/6865/6201. Acesso em abril de 2014. https://doi.org/10.22297/dl.v7i1.2982
HERRING, S. C. Computer-Mediated Discourse Analysis: An Aproach to Researching Online Behavior. Em: S. A. Barab, R, Kling, and J.H. Gray (Eds), Designing for Virtual Communities in the Service of Learning. New York: Cambridge University Press, 2004. https://doi.org/10.1017/cbo9780511805080.016
MALINI, Fábio; GOVEIA, Fábio; CIARELLI, Patrick; CARREIRA, Lia; HERKENHOFF, Gabriel; REGATTIERI, Lorena; LEITE, Marcus Vinicius. #VemPraRua: Narrativas da Revolta brasileira. ALAIC, 2014. Disponível em: http://congreso.pucp.edu.pe/alaic2014/wpcontent/uploads/2013/12/GI1-Malini-Goveia-Ciarelli-Carrerira-Herkenhoff-RegattieriVinicius.pdf. Acessado em: 20/11/2018.
MANDAJI, Carolina Fernandes da Silva. O gigante adormecido vem pra rua: construções enunciativas de Johnnie Walker e Fiat durante as manifestações brasileiras de 2013. Revista CMC – Comunicação, Mídia e Consumo. Ano 11, vol.11 n.30 p.107-121 jan./abr. 2014. Disponível em: http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/679/pdf. Acessado: 20/11/2018.
PEREIRA, Rodolfo Viana (Org.). Direitos políticos, liberdade de expressão e discurso de ódio. Volume I. Belo Horizonte: IDDE, 2018. https://doi.org/10.32445/9788567134062l
RECUERO, R; SOARES, P. Violência simbólica e redes sociais no facebook: o caso da fanpage “Diva Depressão”. Galáxia (São Paulo, Online), n. 26, p. 239-254, dez. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/gal/v13n26/v13n26a19.pdf. Acessado em 20/11/2018. https://doi.org/10.1590/s1982-25532013000300019
SENS, André Luiz; PALAZZO, Luiz Antônio Moro. As hashtags como expressão da cultura transmidiática. II Jornada Internacional Geminis. Universidade Federal de São Carlos, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/322723653_As_hashtags_como_expressao_da_cultura _transmidiatica. Acessado em 20/11/2018. https://doi.org/10.17771/pucrio.acad.8755
SILVA, Fernanda de Barros da. O regime de verdade das redes sociais on-line: pós-verdade e desinformação nas eleições presidenciais de 2018. Dissertação de Mestrado defendido no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, convênio entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e a Universidade Federal do Rio de Janeiro/Escola de Comunicação, 2019. Disponível em: http://repositorio.ibict.br/bitstream/123456789/1027/1/Fernanda%20de%20Barros%20da%20Silva_Mestrado_2019.pdf. Acessado em: 17/09/2019. https://doi.org/10.1590/1981-5344/2416
VARGAS, Arthur Maia; SANTOS, Regina Celia Xavier dos. Interações sociais no Facebook: um estudo sobre a construção dos processos de capital social. Universitas: Arquitetura e Comunicação Social, v. 12, n. 1, p. 17-24, jan./jun. 2015. Disponível em: https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/arqcom/article/download/3335/2714. Acessado em: 20/11/2018. https://doi.org/10.5102/uc.v12i1.3335
VIEIRA, Manuela do Corral. Os jovens flâneurs.com: a construção e a liquidez da identidade no espaço das redes sociais da internet. Tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará. 2013. https://doi.org/10.31419/issn.2594-942x.v62019i3a6jvtca
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.