Possibilities and limits of technologies in early childhood education: a look at theses and dissertations from 2006 to 2016
DOI:
https://doi.org/10.14393/par-v3n1-2018-49694Keywords:
Possibilities, Limits, Tecnologies, Child educationAbstract
This article describes a research that had the objective to investigate the theses and dissertations developed in the years 2006 to 2016, with the purpose of analyzing the possibilities of the technologies, the limits and its articulation to the pedagogical practice of children. The results revealed that the computer was the most discussed resource and was related to computer labs in most studies. The possibilities highlighted were the enrichment of the teaching-learning process, growth of interest, autonomy, collaborative work with the expansion of new languages and the possibility of digital literacy. However, the limits highlighted technical support difficulties, connection problems with the Internet network, acquisition of more current resources, as well as professional qualification, highlighted in most of the works.
Downloads
References
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Vol. 1. Brasília: MEC,SEF, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf>. Acesso em: 12 jul. 2016.
BRASIL. Lei nº 12 796, de 04 de abril de 2013. Altera a Lei nº 9 394/96. Brasília: 2013. Disponível em: . Acesso em: 15 mai. 2016.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução n. 1/2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. 2006a. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em: 6 jul. 2017.
BRASIL. Lei n. 11.274, de 6 de fevereiro de 2006. Altera a redação e estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o Ensino Fundamental. Diário Oficial da União, Brasília, 7 fev. 2006c. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11274.htm>. Acesso em: 9 fev. 2016.
BRASIL. Lei n. 11.494, de 20 de junho de 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB. Diário Oficial da União, Brasília, 21 jun. 2007. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2017.
BRASIL. Programa Nacional de Tecnologia Educacional - ProInfo. Brasília: MEC, 2016. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/proinfo/proinfo>. Acesso em: 14 set. 2016.
BRASIL. Avaliação da CAPES aponta crescimento da pós-graduação brasileira. CAPES, MEC: 2017. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/8558-avaliacao-da-capes-aponta-crescimento-da-pos-graduacao-brasileira>. Acesso em: 20 set. 2017.
BRASIL. Índice Geral de Cursos (IGE). INEP, MEC: 2017. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/indice-geral-de-cursos-igc->. Acesso em: 20 set. 2017.
BRASIL. Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br). Pesquisa. 2017. Disponível em: <http://cetic.br/pesquisa/domicilios/>. Acesso em: 10 jul. 2017.
GIL, Antonio C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.
IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.
KENSKI, Vani M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 4. ed. Campinas, SP: Papirus, 2008.
LOPES, A. F.; et al. O desafio do uso das TICs na educação infantil. Revista Pandora Brasil, nº 34, Pernambuco, UFPE, set. 2011, p. 170-184.
JUPPE, Nádia. Tecnologias nas instituições de Educação Infantil: limites e possibilidades. 2004. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
MORAN, José M.; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 14. ed. Campinas, SP: Papirus, 2008.
SAMPAIO, Rosana F.; MANCINI, Marisa C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, v. 11, n. 1, p. 83-89, jan./fev. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/%0D/rbfis/v11n1/12.pdf >. Acesso em: 6 jul. 2017.
SODRÉ, Muniz. Reinventando a Educação: diversidade, descolonização e redes. Petrópolis/RJ: Vozes, 2012.
TAPSCOTT, Don. A Hora da Geração Digital: como os jovens que cresceram usando a internet estão mudando tudo, das empresas ao governo (tradução de Marcello Lino). Rio de Janeiro: Agir Negócios, 2010.
VYGOTSKY, Levy; LURIA, A.; LEONTIEV, A. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. 14. ed. São Paulo: Ícone, 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.