Possibilidades e limites das tecnologias na Educação Infantil: um olhar sobre as teses e dissertações dos anos de 2006 a 2016

Autores

  • Hélida Cristina Brandão Nunes Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Robson Luiz de França Universidade Federal de Uberlândia - UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/par-v3n1-2018-49694

Palavras-chave:

Possibilidades, Limites, Tecnologias, Educação Infantil

Resumo

Este artigo descreve uma pesquisa que teve o objetivo de investigar as teses e dissertações desenvolvidas nos anos de 2006 a 2016, com o propósito de analisar as possibilidades das tecnologias, os limites e sua articulação à prática pedagógica infantil. Os resultados revelaram que o computador foi o recurso mais discutido e estava relacionado aos laboratórios de informática na maioria dos estudos. As possibilidades ressaltadas foram o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem, crescimento do interesse, da autonomia, do trabalho colaborativo com ampliação de novas linguagens e a possibilidade do letramento digital. Contudo, os limites salientaram difi culdades de suporte técnico, problemas de conexão com a rede de Internet, de aquisição de recursos mais atuais, bem como qualifi cação profi ssional, ressaltada na maioria dos trabalhos.

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Biografia do Autor

Hélida Cristina Brandão Nunes, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Mestre em Tecnologias, Comunicação e Educação pela Universidade Federal de Uberlândia – MG.

Robson Luiz de França, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Professor Doutor do curso de Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação da Faculdade
de Educação da Universidade Federal de Uberlândia – MG.

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Publicado

2019-07-22

Como Citar

Nunes, H. C. B. ., & França, R. L. de . (2019). Possibilidades e limites das tecnologias na Educação Infantil: um olhar sobre as teses e dissertações dos anos de 2006 a 2016. Paradoxos, 3(1), 62–73. https://doi.org/10.14393/par-v3n1-2018-49694