Adorno ouvindo-pensando a nova música

Autores/as

  • Rafael Reis Pombo Universidade Federal de Uberlândia

Palabras clave:

Música atonal, dificuldade, linguagem, filosofia, sociologia.

Resumen

A música atonal de Arnold Schoenberg é considerada de difícil audição, assim como se diz que a filosofia de Theodor Adorno é de difícil leitura. O que este artigo pretende é mostrar como as considerações do filósofo sobre o atonalismo podem auxiliar a compreender os moti¬vos dessa dificuldade, análoga àquela que se encontra na leitura dos textos de Adorno.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rafael Reis Pombo, Universidade Federal de Uberlândia

Rafael Reis Pombo possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia e atualmente cursan¬do o mestrado em Filosofia pela mesma instituição. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em filosofia da música e epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: dificuldade intencional, material musi¬cal, nova música e linguagem. Possui também curso técnico em música pelo Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli e foi instrumentista em diversos grupos musicais.

Publicado

2013-08-22

Cómo citar

POMBO, R. R. Adorno ouvindo-pensando a nova música. ouvirOUver, [S. l.], v. 7, n. 2, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/23408. Acesso em: 23 nov. 2024.