Heloísa e Abelardo

oscilação e contestação entre o corpo cristão e o corpo herético

Autores/as

  • Ged Guimarães Universidade Estadual de Goiás
  • Veralucia Pinheiro Universidade Estadual de Goiás
  • Maria Regina de Lima Gonçalves Oliveira Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.14393/CEF-v34n1-2021-16

Resumen

Neste artigo a questão central é debater os aspectos subjacentes ao tórrido romance vivido por Abelardo e Heloísa, transcorrido no final do século XII em Paris, período de extrema valorização espiritual e vigilância do corpo, no qual a mulher era vista como um ser fraco, carente e de natureza obediente; enquanto o homem, aquele que comanda.

PALAVRAS-CHAVE: Corpo Cristão. Corpo herético. Insubordinação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ged Guimarães, Universidade Estadual de Goiás

Pedagogo, Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, docente na graduação na Unidade de Ciências Socioeconômicas e Humanas de Anápolis e no Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias – PPG/IELT – Universidade Estadual de Goiás – UEG. Pesquisador da área de Filosofia da Educação.

Veralucia Pinheiro, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Educação pela Unicamp/SP, docente na graduação na Unidade de Ciências Socioeconômicas e Humanas de Anápolis e no Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias – PPG/IELT – Universidade Estadual de Goiás – UEG. Pesquisadora das áreas de violência, juventude, Educação.

Maria Regina de Lima Gonçalves Oliveira, Universidade Estadual de Goiás

Mestre em Educação Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás. Professora da Rede Pública Municipal de Crixás- Go.

Publicado

2021-08-01

Cómo citar

Guimarães, G. ., Pinheiro, V. ., & Oliveira, M. R. de L. G. . (2021). Heloísa e Abelardo: oscilação e contestação entre o corpo cristão e o corpo herético. Caderno Espaço Feminino, 34(1), 306–321. https://doi.org/10.14393/CEF-v34n1-2021-16

Número

Sección

Artigos