<i>Frozen</i> - uma aventura congelante e suas músicas: na embalagem do entretenimento, a prescrição de um jeito de ser feminino
DOI:
https://doi.org/10.14393/CEF-v31n1-2018-15Resumen
Resumo
Este artigo discute as representações de gênero e de sexualidade extraídas de letras de músicas de um filme campeão em visualizações na atualidade por crianças da primeira infância: o filme Frozen - uma aventura congelante. Tal texto cultural, aqui entendido enquanto pedagogia cultural, dita eficazmente normas de comportamento para meninos e meninas, na sociedade atual, e reproduz modelos de conduta muito parecidos com os apregoados nos manuais de civilidade utilizados no século XIX. Modelos estes que são, devido ao despreparo dos/as professores/as, muitas vezes, reforçados nas instituições escolares, local onde deveriam ser problematizados e desnaturalizados. Utilizou-se, neste trabalho, as contribuições dos Estudos Feministas e dos Estudos Culturais numa perspectiva pós-estruturalista de análise.
Palavras-chave: Criança. Sexualidade. Filme Frozen- uma aventura congelante. Pedagogias culturais.Â
Â
Frozen - a freezing adventure and its musics: in the package of entertainment, the prescription of feminine way to be.
Â
 Abstract
 This article discusses the representations of gender and sexuality extracted from songs of a champion movie currently in view by children of the early childhood:  the movie Frozen - a freezing adventure. Such a cultural text, here understood as cultural pedagogy, effectively dictates behavioral norms for boys and girls, in today's society, and It reproduces models of conduct very similar to those proclaimed in the manuals of civility used in the nineteenth century. These models are, due to the unpreparedness of teachers, often reinforced in institutions where they should be problematized and denatured. It was used, in this work, the contributions of Feminist Studies and Cultural Studies in a post structuralist perspective of analysis.Â
Keywords:Child. Sexuality. Frozen Movie - A freezing adventure. Cultural pedagogies.