Sad, lonely, crazy, unsympathetic, bad or feminist

from (un)qualifying to the reaction of the undocked woman, in the short story "Progressões de Balcão" by Clara Averbuck

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/CEF-v33n2-2020-11

Abstract

This paper aims to analyze the feminism theme, its obstacles, its nuances and its practical implications, based on the short story "Progressões de Balcão", by Clara Averbuck, especially on the perspective of hybridism of contemporary literature, society studies, and its intersections with female emotional factors.

KEYWORDS: Literature. Hybridism. Feminism. Emotions.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

ANTONIO ISMAEL LOPES DE SOUSA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO - UEMASUL

Graduado em Letras (Português/Inglês e Literaturas) pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2009). Especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2011). Atuou como Professor de Inglês (5º ao 9º ano), na U. I. Didácio Santos - Secretaria de Estado da Educação do Maranhão. Atuou como Agente Administrativo na Prefeitura Municipal de Balsas e como Assessor de Redação Oficial - Gabinete do Prefeito Municipal de Balsas (MA). Atuou como Gestor Público na Secretaria de Planejamento e Orçamento do Governo do Estado do Tocantins. Atualmente é Assistente em Administração na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) / Campus de Balsas (MA) e Mestrando em Letras pela UEMASUL.

ANA CRISTINA TEIXEIRA DE BRITO CARVALHO, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Possui graduação em Letras - Literaturas pela UERJ (1990), Mestrado em Estudos Literários pela UFPI (2007) e Doutorado em Letras - Literatura Comparada pela UFPB (2013). É Professora Adjunta III da Universidade Estadual do Maranhão, atuando no Centro de Estudos Superiores de Balsas (CESBA), em que leciona disciplinas das áreas de Teoria Literária, História da Literatura e Literaturas Brasileira e Portuguesa. Exerce também a função de Diretora do Curso de Letras do CESBA/UEMA, desde 2017. Possui linha de pesquisa em ensino da literatura, linguística e adaptação fílmica. É Coordenadora do Núcleo de Investigação da Narrativa - NINA do CESBA/UEMA e colaboradora do grupo LINCH - língua, cultura, história e poder. Membro do projeto Sinais Cinematográficos: trilhas pedagógicas. Atua como Professora do Mestrado em Letras da UEMASUL.

LILIAN CASTELO BRANCO DE LIMA, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Pará. Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (2001) e Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (2011). Participa do Grupo de Estudos Literários e Imagéticos. Atualmente é professora da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão/UEMASUL e do Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão. Pesquisadora de educação e literatura indígena, tem experiência na área de Letras e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, educação, antropologia da saúde, metodologia da pesquisa científica.

GISÉLIA BRITO DOS SANTOS, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professora da Universidade Federal do Maranhão, Campus de Balsas. Diretora da UFMA Campus Balsas. Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2013) (Realizou estágio de doutorado sanduíche de fevereiro e julho de 2011 na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal). Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2009). Especialista em Psicologia da Educação (2016) e em Perspectivas Críticas da Literatura Contemporânea (2006) pela Universidade Estadual do Maranhão. Graduada em Licenciatura Plena em Letras português, inglês e respectivas literaturas pela Universidade Estadual do Maranhão (2004). Atua na área de Leitura e Produção Textual, Metodologia da Pesquisa Científica e de Ciência, Tecnologia e Sociedade.

Published

2021-01-10

How to Cite

LOPES DE SOUSA, A. I., TEIXEIRA DE BRITO CARVALHO, A. C., CASTELO BRANCO DE LIMA, L., & BRITO DOS SANTOS, G. (2021). Sad, lonely, crazy, unsympathetic, bad or feminist: from (un)qualifying to the reaction of the undocked woman, in the short story "Progressões de Balcão" by Clara Averbuck. Caderno Espaço Feminino, 33(2), 224–245. https://doi.org/10.14393/CEF-v33n2-2020-11

Issue

Section

DOSSIÊ: Gênero e Emoções