“Juana Manso nunca foi Mansa”
uma educadora popular no século XIX
DOI:
https://doi.org/10.14393/CEF-v38n1-2025-9Palavras-chave:
Educação Popular. Mulheres. Imprensa.Resumo
Neste artigo analisei a proposta de implementação de uma Educação Popular na Argentina, veiculada pela intelectual Juana Paula Manso nas páginas do periódico Álbum de Señoritas, no ano de 1854. Constatei a elaboração de uma educação em prol do povo e da nação em construção.
Referências
ARAMBURO, Mariano. El debate legislativo de la Constitución del Estado de Buenos Aires (1854). Los conceptos de Soberanía, Nación y Estado. PolHis, Buenos Aires, n. 17, p. 170-209, jan.-jun./2016. Disponível em: La constitución del Estado de Buenos Aires de 1854. Los conceptos de soberanía, nación y Estado. | PolHis. Revista Bibliográfica del Programa Interuniversitario de Historia Política. Acesso: 5 mar. 2025.
BRASIL. Decreto Nº 12.410, de 13 de março de 2025. Regulamenta o Programa Diversidade na Universidade, de que trata a Lei nº 10.558, de 13 de novembro de 2002, e institui a Rede Nacional de Cursinhos Populares. Disponível em: DECRETO Nº 12.410, DE 13 DE MARÇO DE 2025 - DECRETO Nº 12.410, DE 13 DE MARÇO DE 2025 - DOU - Imprensa Nacional. Acesso: 10 mai. 2025.
CABALUZ DUCASSE, Jorge Fabian. Educación Popular en América Latina: trazas históricas y nudos estratégicos para el siglo XXI. Revista de Ciências da Educação, Americana, ano XXI, n. 45, p. 35-51, jul./dez., 2019. Disponível em: Educación Popular en América Latina | Revista de Ciências da Educação. Acesso: 10 mai. 2025.
CASTRO, Marcelo L. Ottoni de. Brasil e Argentina: estudo comparativo das respectivas leis gerais sobre educação. Consultoria Legislativa do Senado Federal, Brasília, junho de 2007. Disponível em: Microsoft Word - texto32MarceloOttoni.doc. Acesso: 8 mai. 2025.
DUARTE, Constância Lima. Memorial do Memoricídio: escritoras esquecidas pela história. Belo Horizonte: Editora Luas, 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 28ª ed. São Paulo; Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
GALEANO, Eduardo. Los hijos de los días. Madrid, Espanha: Siglo Veintiuno editores, 2012.
JARA, Oscar. A Educação Popular Latino-Americana: história e fundamentos éticos, políticos e pedagógicos. São Paulo: Ação Educativa; CEAAL; ENFOC, 2020.
MANSO DE NORONHA, Joanna Paula. Recordações de viagem: Casa de Refúgio para os meninos e meninas pobres no Estado da Pensilvânia. Jornal das Senhoras, Rio de Janeiro, p.107, 04. abr. 1852.
MANSO DE NORONHA, Juana Paula. Casa de refugio del estado de Pensilvania. Álbum de Señoritas, Buenos Aires, 05 feb. 1854.
MANSO DE NORONHA, Juana Paula. De la educación de los niños. Álbum de Señoritas, Buenos Aires, 15 jan. 1854 [Parte I].
MANSO DE NORONHA, Juana Paula. De la educación de los niños. Álbum de Señoritas, Buenos Aires, 12 jan. 1854 [Parte II].
MANSO DE NORONHA, Juana Paula. Libros de enseñanza primaria. Álbum de Señoritas, Buenos Aires, 05 fev. 1854 [Parte I].
MANSO DE NORONHA, Juana Paula. Libros de enseñanza primaria. Álbum de Señoritas, Buenos Aires, 22 fev. 1854 [Parte II].
MEJÍA, Marco Raúl. Posfácio – La Educación Popular: una construcción colectiva desde el sur y desde abajo. In: STRECK, Danilo; ESTEBAN, Maria Teresa (Orgs.). Educação Popular: lugar de construção social coletiva. Petrópolis: Vozes, 2013.
MOTA NETO, João Colares da; STRECK, Danilo R. Fontes da educação popular na América Latina: contribuições para uma genealogia de um pensar pedagógico decolonial. Educar em Revista, Curitiba, v. 35, n. 78, 207-223, nov./dez., 2019. Disponível em: SciELO Brasil - Fontes da educação popular na América Latina: contribuições para uma genealogia de um pensar pedagógico decolonial Fontes da educação popular na América Latina: contribuições para uma genealogia de um pensar pedagógico decolonial. Acesso: 10 mai. 2025.
MYERS, Jorge. La revolución en las ideas: la generación romántica de 1837 en la cultura y en la política argentinas. In: GOLDMAN, Noemí (Dir.). Nueva historia argentina: revolución, república y confederación (186-1852). Buenos Aires: Editorial Sudamerica, 1998.
PITA GONZÁLEZ, Alexandra; GRILLO, María del Carmen. Una propuesta de análisis para el estudio de revistas culturales. Revista Latinoamericana de Metodologia de las Ciencias Sociales, Buenos Aires, v. 5, n. 1, p. 1-30, jun./2015. Disponível em: http://www.relmecs.fahce.unlp.edu.ar/article/view/relmecsv05n01a06. Acesso: 10 dez. 2015.
SCHELL, Deise Cristina. “Baje usted la voz en sus discursos y en sus escriptos”: Juana Paula Manso e as tentativas de silenciar uma mulher pública na Argentina oitocentista. Revista Eletrônica da ANPHLAC, São Paulo, n. 31, p. 14-51, ago.-dez./2021. Disponível em: “Baje usted la voz en sus discursos y en sus escritos”: Juana Paula Manso e as tentativas de silenciar uma mulher pública na Argentina oitocentista | Revista Eletrônica da ANPHLAC. Acesso: 2 jul. 2022.
SOUTO, Bárbara Figueiredo. Mulheres e imprensa no século XIX: projetos feministas no Rio de Janeiro e em Buenos Aires. Belo Horizonte: Editora Luas, 2022.
WASSERMAN, Fabio. La liberdad de imprenta y sus límites: prensa y poder político en el Estado de Buenos Aires durante la década de 1850. Almanack Braziliense, São Paulo, n. 10, p. 130-146, nov.2009.