O PROTAGONISMO DA HISTÓRIA DAS MULHERES E DOS ESTUDOS DE GÊNERO NO ENSINO DE HISTÓRIA

DIÁLOGOS, APROXIMAÇÕES E (RE)EXISTÊNCIAS

Autores

  • Claudia Regina Nichnig
  • Vanessa Generoso Paes

DOI:

https://doi.org/10.14393/CEF-v36n2-2023-11

Resumo

Este artigo analisa, a partir da historiografia dos estudos de gênero e dos estudos das mulheres, o protagonismo das mulheres para o campo do ensino de História, para compreendermos a importância de um ensino de História que inclua as experiências das mulheres e da população LGBTQIA+ para a construção de pesquisas em História, na qual os sujeitos, sujeitas e sujeites sejam representados sem os estereótipos de gênero, comumente divulgados nas mídias e nos antigos materiais didáticos de História. Por fim, apontamos a necessidade de novas representações sobre a história das mulheres para uma historiografia dialógica, inclusiva e que mostre as contradições e os processos de (re)existência das mulheres na história do Brasil. 

PALAVRAS-CHAVE: LGBTQIA+. Historiografia. Ensino de História do Brasil

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Publicado

2024-01-24

Como Citar

Nichnig, C. R., & Paes, V. G. (2024). O PROTAGONISMO DA HISTÓRIA DAS MULHERES E DOS ESTUDOS DE GÊNERO NO ENSINO DE HISTÓRIA: DIÁLOGOS, APROXIMAÇÕES E (RE)EXISTÊNCIAS. Caderno Espaço Feminino, 36(2), 172–203. https://doi.org/10.14393/CEF-v36n2-2023-11

Edição

Seção

Parte 2: ESTUDOS DE GÊNERO