O PROTAGONISMO DA HISTÓRIA DAS MULHERES E DOS ESTUDOS DE GÊNERO NO ENSINO DE HISTÓRIA
DIÁLOGOS, APROXIMAÇÕES E (RE)EXISTÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.14393/CEF-v36n2-2023-11Resumo
Este artigo analisa, a partir da historiografia dos estudos de gênero e dos estudos das mulheres, o protagonismo das mulheres para o campo do ensino de História, para compreendermos a importância de um ensino de História que inclua as experiências das mulheres e da população LGBTQIA+ para a construção de pesquisas em História, na qual os sujeitos, sujeitas e sujeites sejam representados sem os estereótipos de gênero, comumente divulgados nas mídias e nos antigos materiais didáticos de História. Por fim, apontamos a necessidade de novas representações sobre a história das mulheres para uma historiografia dialógica, inclusiva e que mostre as contradições e os processos de (re)existência das mulheres na história do Brasil.
PALAVRAS-CHAVE: LGBTQIA+. Historiografia. Ensino de História do Brasil