MULHERIDADES E FEMINILIDADES AMEAÇADAS

NARRATIVAS DE CORAGEM TRANS/TRAVESTI NO PAÍS DO TRANSFEMINICÍDIO

Autores

  • Marta Gouveia de Oliveira Rovai Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.14393/CEF-v36n2-2023-8

Resumo

Este artigo é resultado do processo dialógico com Wall Alves, uma mulher trans, e com Nina Helena, uma travesti negra, por meio da história oral de vida. Suas narrativas são portadoras de memórias pessoais, mas ao mesmo tempo coletivas e plurais, evidenciando as violações dos direitos de mulheridades e feminilidades dissidentes da norma. Porém, diante dos dispositivos de apagamento promovidos pelo heteroterrorismo, mais do que simplesmente denunciar, suas falas revelam a coragem no enfrentamento da morte (simbólica e física) e na produção de suas presenças no registro de uma nova história.

PALAVRAS-CHAVE História Travesti. Transfeminicídio. Narrativas Orais. Coragem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Gouveia de Oliveira Rovai, Universidade Federal de Alfenas

Professora adjunta da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG. Professora colaboradora da Universidade de São Paulo (Diversitas/USP). Doutora em História pela Universidade de São Paulo, com estágio pós-doutoral pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Diretora do Instituto de Ciências Humanas e Letras (UNIFAL). Vice-coordenadora do GT de Gênero da ANPUH-MG. Diretora de História Pública da ANPUH Nacional. Membro da Rede Brasileira de História Pública e coordenadora dos núcleos de História Oral da Associação Brasileira de História Oral (ABHO).

Downloads

Publicado

2024-01-24

Como Citar

Rovai, M. G. de O. (2024). MULHERIDADES E FEMINILIDADES AMEAÇADAS: NARRATIVAS DE CORAGEM TRANS/TRAVESTI NO PAÍS DO TRANSFEMINICÍDIO. Caderno Espaço Feminino, 36(2), 114–137. https://doi.org/10.14393/CEF-v36n2-2023-8

Edição

Seção

Parte 2: ESTUDOS DE GÊNERO