Professora-travesti-metamórfica

o corpo enquanto espaço, atmosfera e tempo

Autores

  • Sayonara Naider Bonfim Nogueira UNIPAC
  • Euclides Afonso Cabral UNIPAC

DOI:

https://doi.org/10.14393/CEF-v36n1-2023-10

Resumo

Discutir corpo, gênero e sexualidade no domínio da Geografia ainda provoca polêmicas, especialmente, quando são as travestis, mulheres e homens trans que narram suas próprias experiências de espaço e lugar. Os corpos trans no ensino geográfico e na formação do sujeito acabam rompendo com o discurso de neutralidade que por muito tempo a Geografia se esquivou ao abordar gênero e sexualidade.  Deste modo, é possível cogitar que um corpo, um sujeito, uma professora trans e sua prática pedagógica não apenas representa parte do que é tido enquanto paisagem de uma escola como interroga um estigma que é atribuído a partir de um imaginário social transfóbico sobre determinados ensaios paisagistas. O corpo travesti e geográfico marcado pela metamorfose e estigmas busca uma nova forma de produzir conhecimento e demandas educacionais, para promover visibilidade e abrir caminhos entre paisagens, territórios e lugares, mesmo que a passos lentos, porém largos, dentro de uma sociedade que condena as pessoas que estão fora de uma certa cisheterossexualidade compulsória.

PALAVRAS-CHAVE:  Travesti. Corpo. Metamórfico. Geografia. Lugar.

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Biografia do Autor

Sayonara Naider Bonfim Nogueira, UNIPAC

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia. Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Uberlândia. Professora de Metodologias na Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) no Curso de Pedagogia. Presidenta do Conselho Popular LGBTQIA+ de Uberlândia. Presidenta do Instituto Brasileiro Trans de Educação. Secretária de Comunicação da Rede Trans Brasil.

Euclides Afonso Cabral, UNIPAC

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia/MG, nota 5 Capes (2021), apresentando dissertação com o Titulo: "A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOS PROFISSINAIS DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL EM UBERLÂNDIA". Especialista em Educação de Jovens e Adultos: EJA na Juventude, 2017/2017, Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia. Atua como docente na Fundação Presidente Antônio Carlos (UNIPAC), no curso de Licenciatura em Pedagogia e Matemática, nas áreas de metodologias de ensino (EAD). Atualmente Professor efetivo no Município de Uberlândia, no Ensino Fundamental e no Programa Municipal de Alfabetização de Jovens e Adultos (PMAJA). Coordenador Geral do Fórum do Triângulo Mineiro de Educação de Jovens e Adultos.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Nogueira, S. N. B., & Cabral, E. A. (2023). Professora-travesti-metamórfica: o corpo enquanto espaço, atmosfera e tempo. Caderno Espaço Feminino, 36(1), 179–188. https://doi.org/10.14393/CEF-v36n1-2023-10

Edição

Seção

Dossiê Temático: Teoria(s) queer/ transviadas: gênero, sexualidade e política