Domesticidade e maternagem como subversão poético-política:

analisando a obra de Clarice Gonçalves

Autores

  • Marta Mencarini Guimarães UNB

DOI:

https://doi.org/10.14393/CEF-v35n2-2022-9

Resumo

O presente artigo[1] tem como objetivo, estabelecer um diálogo com a produção acadêmica feminista, trafegando por proposições das historiadoras Griselda Pollock na relação entre o sistema de saber-poder baseada no gênero e a construção cultural dos conceitos de feminilidade e domesticidade, bem como, a invisibilidade e o silenciamento de artistas mulheres na história da arte. Serão considerados os apontamentos de Simone de Beauvoir sobre ser e tornar-se mulher e a sexualidade feminina, bem como, a domesticidade como subversão em Luana Tvardovskas e a maternagem como condição política em Bell Hooks e Roberta Barros. A partir da investigação e recorte da produção artística e entrevistas com a artista Clarice Gonçalves, abordamos os conceitos de domesticidade e maternagem como estratégia de subversão na produção artística contemporânea e seus desdobramentos poéticos-políticos.

PALAVRAS-CHAVE: Domesticidade. Maternagem. Arte Contemporânea. Clarice Gonçalves

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Mencarini Guimarães, UNB

Doutoranda em Arte pela Universidade de Brasília UNB, na linha de Poéticas Transversais com bolsa CAPES, orientação Dra. Maria Beatriz de Medeiros (UNB) e co-orientação Dra. Silvana Barbosa Macedo (UDESC). Desenvolve pesquisas sobre feminismos e maternagem na arte contemporânea. Tem experiência na área de artes, transitando pela história da arte, pintura, fotografia, performance, intervenção urbana, arte tecnologia e vídeo. Co-coordenadora da Coletiva e Mapeamento Arte e Maternagem (AeM), integrante do Coletivo Matriz e do Grupo Mesa de Luz. Brasil.

Downloads

Publicado

2023-03-20

Como Citar

Guimarães, M. M. (2023). Domesticidade e maternagem como subversão poético-política:: analisando a obra de Clarice Gonçalves. Caderno Espaço Feminino, 35(2), 115–129. https://doi.org/10.14393/CEF-v35n2-2022-9

Edição

Seção

Dossiê Temático: Mulheres, Parto e Maternidades